Unicamp: Termina amanhã inscrições para curso de Especialização em Economia do Trabalho

Curso objetiva a formação de profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos

qui, 23/11/2006 - 21h42 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da Unicamp, recebe até sexta-feira (24/11), em sua secretaria, inscrições para o Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo – 2007. O início do curso será em 6 de março de 2007.

O curso objetiva a formação de profissionais para ocupar posições de assessoramento ou direção de órgãos públicos e privados no campo da economia e relações de trabalho. O aluno aprovado obterá o Certificado de Especialização em “Economia do Trabalho e Sindicalismo”.

Para a inscrição o interessado deve apresentar currículo com a documentação de atividades profissionais, diplomas do curso de graduação e outros (se houver), com os respectivos históricos escolares; um exemplar de cada um dos principais trabalhos publicados; nome e endereço de pelo menos três pessoas com as quais tenha trabalhado nos últimos cinco anos, que se comprometam a enviar diretamente à Secretaria Acadêmica do Instituto de Economia da Unicamp, cartas de referência sobre o candidato; declaração do candidato ou do chefe imediato de que se dedicará com exclusividade e em tempo integral ao curso pelo prazo mínimo de um ano, tendo já encaminhado pedido de liberação à sua instituição nesse sentido. É necessário, ainda o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site do Cesit ou junto à Secretaria Acadêmica do IE.

Os alunos são selecionados por meio de concurso específico realizado pela Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Unicamp, constando de avaliação do currículo, cartas de referência e dos principais trabalhos; exame escrito sobre temas de atualidade em Economia do Trabalho em data e local a serem fixados para os selecionados na fase anterior; entrevista.

Exigências do Curso

O candidato deverá demonstrar experiência profissional nas áreas de economia do trabalho, relações de trabalho e sindicalismo. Podem se candidatar ao curso: profissionais, técnicos e pesquisadores com nível superior de ensino de entidades públicas e privadas, tais como sindicatos patronais e laborais, centrais sindicais, empresas, órgãos de assessoria, Justiça do Trabalho, Ministérios e Secretarias do Trabalho ou de Economia.

O aluno deverá cumprir no mínimo 96 créditos, e manter dedicação integral ao curso, sendo que a freqüência a cada disciplina não poderá ser inferior a 75% sob pena de reprovação na mesma.

Curso gratuito e bolsas de estudo

O curso é gratuito, incluindo o material didático. As bolsas são extremamente limitadas e dependem da obtenção de recursos junto aos agentes financiadores institucionais. Por isso, recomenda-se aos candidatos pleitearem liberação com vencimento nas suas instituições de origem.

SERVIÇO:

Secretaria Acadêmica do IE,

Caixa Postal 6135, 13083-857 – Campinas, SP

Telefones 19-3521-5713, 3521-5737, 3521-5736, fax 19-3289-2214

E-mails: posgrad@eco.unicamp.br ou cesit@eco.unicamp.br

Da Unicamp