Unicamp: Software ajuda médico a realizar cirurgias complexas

Batizado de InVesalius, programa permite a elaboração de modelos virtuais e réplicas de estruturas anatômicas

seg, 22/05/2006 - 13h30 | Do Portal do Governo

Novo programa de computador criado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) auxilia médicos a simularem procedimentos cirúrgicos antes de efetivá-los. O software InVesalius, elaborado pelos pesquisadores da Divisão de Desenvolvimento de Produtos do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) da Unicamp permite organizar, a partir de imagens médicas tomográficas, modelos virtuais e até mesmo réplicas tridimensionais e em tamanho natural de estruturas anatômicas como crânios, mandíbulas e sistemas vasculares. Esses recursos possibilitam diagnóstico preciso e clara visualização da situação clínica.

Ao utilizar a ferramenta, o cirurgião pode, por exemplo, observar o modelo por diversos ângulos, fazer cortes e medidas e separar o objeto de interesse, eliminando os tecidos para analisar apenas ossos. O médico tem condições de fazer a réplica exata do crânio do paciente e ensaiar todos os procedimentos antes da cirurgia de reconstrução facial. Pode ainda modelar com antecedência uma prótese exclusiva dos ossos da face da pessoa para que haja encaixe perfeito.

Desenvolvido em agosto de 2001, o Projeto Prototipagem Rápida na Medicina (Promed) veio para facilitar o planejamento de cirurgias complexas com o auxílio da computação gráfica e da prototipagem rápida. Dispõe de soluções inovadoras – modelos virtuais tridimensionais e protótipos de partes do corpo, réplicas de próteses e moldes para a confecção de próteses exclusivas. O modelo virtual é uma representação computadorizada de determinada parte do corpo do paciente. Os protótipos são obtidos a partir de tomografias ou ressonâncias magnéticas. As imagens são processadas pelo software, que constrói modelo tridimensional computadorizado da estrutura de interesse. O virtual é então transformado em réplica física, precisa e detalhada. Por isso, são estruturas perfeitas e fiéis às originais.

Próteses e moldes

O protótipo permite ao cirurgião ter em mãos a cópia perfeita (réplica em tamanho natural) da estrutura interna que irá operar. Pode utilizá-la para planejar a cirurgia – definir o local e o tamanho das incisões – e simular procedimentos como a fixação de telas e pinos. O molde possibilita a confecção de uma prótese sob medida para o paciente. Até abril de 2005, o projeto forneceu protótipos para 350 cirurgias neurológicas, de coluna e de reconstrução craniofacial, entre outras. Os cirurgiões parceiros receberam os protótipos para cirurgias em hospitais de referência, universitários ou públicos, com programa de residência médica e pós-graduação. Em troca, preencheram questionários de avaliação dos benefícios do uso da técnica e contribuíram para o aperfeiçoamento da ferramenta. Uma das aplicações mais freqüentes tem sido a de confecção de próteses e moldes.

O número de pessoas no Brasil com algum tipo de deformidade facial é elevado, em decorrência do alto índice de acidentes de trabalho, de trânsito e de vítimas da violência, além de problemas congênitos. O programa ajuda, principalmente, nas cirurgias bucomaxilofaciais e de reconstrução craniofacial.

Mais informações no site www.cenpra.gov.br/promed

Da Agência Imprensa Oficial