Unicamp: Site oferece conteúdos de Química e de Ciências

Público-alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação

ter, 11/04/2006 - 18h21 | Do Portal do Governo

O Programa de Ensino de Química (Proenq), elaborado por docentes do Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara, que oferece gratuitamente, por internet, cursos de Química para estudantes de graduação e de pós-graduação é um dos projetos beneficiados pelo Programa permanente de divulgação da Ciência na UNESP, apoiado pela Vice-Reitoria. O endereço do site é www.proenq.iq.unesp.br

De acordo com o coordenador do site, o químico Luiz Antonio Andrade de Oliveira, no endereço o internauta encontra cursos, artigos, conferências e grupos de discussão, que podem ser empregados na formação de alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação. “Buscamos a capacitação a distância e a troca de experiências”, diz.

Um dos cursos destinados a pós-graduandos, por exemplo, aborda a Flotação, processo químico para produção de leveduras. Já para os graduandos, há, entre outros, o curso Bioquímica das Plantas. Todos os projetos on-line são acompanhados de conteúdos teóricos e práticos e listas de exercícios produzidos por docentes do IQ.

A iniciativa do serviço nasceu a partir do Programa de Integração Graduação e Pós-graduação, criado em 1996. Na oportunidade foram adquiridos microcomputadores e recursos de multimídia, que, além de melhorar a qualidade do material didático utilizado em salas de aulas e em eventos, também tinha com objetivo oferecer conteúdos específicos da área de Química, em nível de graduação e pós-graduação, pela internet.

Em 2002, o projeto foi ampliado após a assinatura de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e a UNESP, que destinou uma verba no valor R$ 158 mil para o desenvolvimento do Programa de Ensino de Ciências (Proenc). Este aporte financeiro permitiu a atualização dos equipamentos.

Desde então, o site do Proenq passou a ter também conteúdos de Ciências Naturais, destinados a educação continuada de professores da rede estaduais de ensino fundamental e médio. “Neste programa, alguns experimentos estão sendo filmados para serem colocados à disposição de professores e alunos”, relata Oliveira.

Com equipamentos mais modernos foi possível ampliar os serviços. A instalação do software AulaNET, que vai possibilitar oferecimento de 64 novos cursos, cuja elaboração envolve a participação de 45 docentes. Segundo Oliveira, 27 deles já receberam autorização dos seus criadores para serem liberados. O AulaNET foi desenvolvido e cedido pelo Laboratório de Informática da PUC do Rio de Janeiro.

Do Portal Unicamp