Unicamp: Segunda fase do Vestibular 2007 começa neste domingo

Serão oito provas, duas por dia, durante quatro dias seguidos

sáb, 13/01/2007 - 15h25 | Do Portal do Governo

Neste domingo (14), cerca de 14.500 estudantes darão início a uma verdadeira maratona de provas: começa a segunda fase do Vestibular Unicamp 2007. Até a próxima quarta-feira, 17, a rotina desses candidatos vai somar nada menos que 16 horas de provas. Serão oito provas, duas por dia, durante quatro dias seguidos, na seguinte seqüência: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas; Química e História; Física e Geografia; Matemática e Inglês.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) informa que as provas acontecem simultaneamente em 25 cidades do país: Campinas, São Paulo, Valinhos, Sumaré, Mogi-Guaçu, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Sorocaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, Bauru, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza.

Responder toda a prova a caneta, chegar ao local de exame com antecedência e confirmar se houve ou não alteração do local de prova com relação à primeira fase são as principais orientações da Comvest aos candidatos (leia mais abaixo).

Foram aprovados para a 2ª fase 14.483 candidatos, o que corresponde a 30,5% dos 47.428 que realizaram a prova da primeira fase (19 de novembro). Este ano, o Vestibular Unicamp recebeu 50.219 inscrições para 2.954 vagas em 60 cursos. A segunda fase está constituída de oito provas dissertativas, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina é composta por 12 questões e vale 60 pontos.

Os locais de prova para a 2ª fase foram divulgados no último dia 19 de dezembro. Cada candidato deve consultar o seu local de prova no site da Comvest, digitando o seu número de inscrição e senha. A consulta é importante, já que em alguns casos pode ter havido mudança do local de prova. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada dia 6 de fevereiro, às 16 horas, na página da Comvest e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp em Campinas.

Orientações aos candidatos

Os candidatos devem comparecer aos locais às 13 horas, já que os portões serão fechados às 13h45. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes de domingo para conhecerem o caminho.

As provas duram 4 horas. Os candidatos que não desejarem levar o caderno de questões poderão sair do local de prova 2 horas após o início. Aqueles que quiserem levar as questões só poderão sair após 3 horas e meia do início da prova.

No dia da prova, os candidatos devem levar o original da cédula de identidade, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. A Comvest ressalta que a prova deve ser toda respondida a caneta, não somente o resultado, como todos os cálculos ou o raciocínio utilizado. Provas a lápis não serão corrigidas. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts.

Nos cadernos de prova da segunda fase, os candidatos aos cursos com provas de aptidão vão receber orientações para a realização dos exames, como horários e locais. As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.

Do Portal Unicamp

C.A.