Unicamp sediará reunião da SBPC em 2008

O 60º aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será comemorado na universidade

sex, 14/09/2007 - 20h37 | Do Portal do Governo

O 60º aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência será comemorado na Unicamp, durante a realização da reunião anual da entidade, prevista para julho de 2008.

A escolha da sede, segundo o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, tem vários motivos: Campinas foi o berço da entidade, em 1948, quando foi realizado seu primeiro encontro. A região apresenta grande progresso econômico na área industrial, de agronegócios e conhecimento científico. A SBPC avalia a tradição da Unicamp em desenvolver estudos importantes para o tema permanente da reunião anual, que é a Amazônia. “É um excelente local para se discutir questões científicas, tecnológicas e de inovação”, disse Raupp.

Para Raupp, a Universidade, entre outras áreas, tem se destacado na busca de soluções de agroenergia, biocombustíveis e segurança alimentar, além de reunir “cientistas do mais alto valor”.

Após reunião na quinta-feira, uma comitiva de oito diretores da SBPC foi acompanhada pelo reitor da Universidade, José Tadeu Jorge, em uma visita às instalações do campus. A tarde, segundo Raupp, marcou o início das discussões sobre a organização do evento, entre elas questões logísticas para abrigar a média de público das reuniões, que é de 15 mil a 20 mil pessoas.

Tadeu Jorge disse que é uma honra para a Universidade ter sido escolhida como sede para a comemoração dos 60 anos da SBPC, entidade que, na sua opinião, ganhou papel de representação entre os cientistas pela dedicação ao debate acadêmico e político.

Como conselheiro há muitos anos da SBPC, o secretário de ensino superior da entidade, Carlos Vogt, disse que abrigar um encontro de importância nacional e internacional contribui para o avanço da cidade, para a pesquisa e para seu parque tecnológico. “A realização do encontro adquire caráter significativo”, reforçou.

Da Unicamp