Unicamp recebeu 50 mil estudantes dos ensinos médio e fundamental

Durante evento Unicamp de Portas Abertas, a instituição foi apresentada aos futuros vestibulandos

qua, 05/09/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) transformou-se, no último fim de semana, em ponto de encontro de milhares de estudantes do ensino médio e fundamental. Em dois dias, cerca de 50 mil jovens de São Paulo, Distrito Federal e mais cinco Estados participaram da quinta edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), evento que objetiva apresentar a instituição aos futuros vestibulandos.

Graças à presença dos adolescentes, o câmpus de Campinas, onde as atividades estiveram concentradas, tornou-se espaço privilegiado para a manifestação de diferentes sotaques, expressões e sonhos. Do número total de visitantes, quase 42 mil estavam cadastrados. Os demais foram inscritos durante o evento.

Na cerimônia de abertura oficial, na noite do dia 30, o coordenador da UPA e coordenador-geral da Unicamp, Fernando Costa, destacou a importância do evento, que está incorporado ao calendário oficial da instituição. “A UPA é excelente oportunidade para mostrar aos alunos do ensino médio e fundamental que a Unicamp não é inacessível e que as informações que recebem aqui colaboram para a escolha de uma boa universidade ou mesmo de uma determinada carreira”, afirmou.

O reitor José Tadeu Jorge assinalou que a UPA foi plenamente assumida por toda a comunidade universitária. “Não imaginei que seria algo tão grandioso quando iniciamos o evento. Mas vejo que não é uma atividade banal. Exige envolvimento das pessoas e vontade coletiva”, analisou.

Batalhão – Para receber os jovens visitantes, foram necessários meses de trabalho e a definição de estrutura gigantesca. De acordo com a organização, a UPA contou com a participação de 3 mil alunos, 1,7 mil professores e 7 mil funcionários.

Esse batalhão de pessoas se encarregou de inúmeras tarefas, desde a orientação do trânsito até a recepção dos estudantes nas faculdades e institutos. Nessas unidades, os visitantes puderam assistir a palestras, conhecer laboratórios e tirar dúvidas sobre profissões e disciplinas. Além disso, puderam acompanhar apresentações artísticas e culturais.

Números do evento

Escolas cadastradas: 677

Visitantes cadastrados: 41.722

Números de ônibus: 902

Número de vans: 100

Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Paraná e Distrito Federal

(Manuel Alves Filho / Jornal da Unicamp)

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)