Unicamp recebe 9 mil pedidos de isenção da taxa de inscrição

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu 9.249 pedidos de isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2008

qui, 14/06/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu 9.249 pedidos de isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2008, número praticamente igual ao do ano passado, quando foram 9.481 pedidos. A Comvest está analisando cada ficha de solicitação e enviará uma mensagem por e-mail aos contemplados a partir do dia 7 de agosto, para que possam se inscrever no Vestibular 2008 como candidatos isentos e não pagar a Taxa de Inscrição. A lista dos beneficiados também estará disponível a partir da mesma data em www.comvest.unicamp.br. As inscrições para o Vestibular 2008 estarão abertas no período de 13 de agosto a 21 de setembro exclusivamente em www.comvest.unicamp.br.

As isenções são oferecidas em três modalidades: 1 – para estudantes provenientes de família baixa renda (renda líquida máxima de R$ 405,00 por morador); 2 – estudantes que sejam funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3 – para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física e Pedagogia). Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública, ter residência no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo em 2007 o ensino médio.

A Comvest oferece 5.908 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. Dos pedidos de isenção recebidos, 75% (6.949) são para modalidade 1; 24% (2.229) são para a modalidade 3 e 0,8% para a modalidade 2.

O programa de isenção do Vestibular Nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no Paais é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Do Portal da Unicamp

(R.A.)