Unicamp recebe 20 bolsas de estudos da Espanha

Também foram contempladas USP e Unesp

ter, 22/07/2008 - 19h42 | Do Portal do Governo

A Unicamp é uma das quatro universidades paulistas a receber 20 bolsas de estudos da Junta de Castilla y León, comunidade autônoma espanhola. Foram oferecidas 130 bolsas de estudos na Espanha a alunos e professores brasileiros. Outras universidades contempladas foram a USP, a Unesp e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ficou estabelecido que cada um desses parceiros receberá dez bolsas neste ano e outras dez serão entregues em 2009. O valor do auxílio para estudantes será de € 1,2 mil e, para docentes, de € 1,8 mil.

Juan Vicente Herrera, presidente da Junta, fez o anúncio dos auxílios durante o encontro do programa de difusão do idioma espanhol no Brasil, realizado em São Paulo, organizado pelo Universia. O pró-reitor de Graduação da Unicamp, Edgar Salvadori de Decca representou a Universidade, inclusive assinando o convênio da destinação das bolsas. Este evento mobilizou mais de 1,2 mil professores de idioma espanhol e da rede pública da capital.

Com as bolsas, será possível investimentos em projetos de cooperação técnica e institucional voltados ao aprimoramento do espanhol. Alunos e professores poderão desenvolver os seus conhecimentos da língua espanhola em uma das instituições públicas de Castilla y Leon, tendo como opções de estudos as universidades de Salamanca, Valladolid, León e Burgos.

Durante o encontro, foram distribuídas outras 10 bolsas para alunos matriculados no Programa ¡OYE!, de capacitação de docentes, promovido pelo Universia Brasil, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. O Instituto Cervantes ainda recebeu 40 bolsas da Junta de Castilla y Leon, para serem distribuídas a brasileiros nos próximos dois anos.

Da Unicamp