Unicamp prorroga inscrições para dois cursos de pós-graduação

Inscrições para os cursos de jornalismo científico e Divulgação Científica e Saúde: Neurociências

qui, 29/01/2009 - 20h02 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), em parceria com outras unidades da Unicamp, oferece dois cursos de pós-graduação da Universidade, em nível de especialização – Jornalismo Científico (lato sensu) e Divulgação Científica e Saúde: Neurociências (modalidade Extensão Universitária). As inscrições foram prorrogadas até 2 de fevereiro.O curso de Jornalismo Científico, já ministrado há anos, é promovido pelo Labjor, pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e pelo Departamento de Multimeios (DMM) do Instituto de Artes (IA). Destina-se à formação de jornalistas científicos, divulgadores da ciência e assessores de comunicação de universidades e de institutos de pesquisas.

O objetivo do curso é formar profissionais com visão global sobre o sistema de ciência e tecnologia e da relação e os meios de comunicação de massa. Será oferecido de março deste ano a junho de 2010, com aulas em período integral, às segundas-feiras, das 9 às 17h30, na sala de aula do Labjor.

Os documentos deverão ser enviados on line: ficha de inscrição, currículo resumido e um texto de autoria do candidato (máximo de três laudas) falando sobre o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento nacional (Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Haverá prova escrita e de proficiência em inglês, além de entrevista.

Neurociências – Já o curso de especialização (modalidade extensão universitária) em Divulgação Científica e Saúde: Neurociências será oferecido pelo Labjor, em parceria com o Departamento de Neurociências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e o Programa de Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre o Cérebro, o Cinapce. Este é um programa apoiado pela Fapesp e promove o desenvolvimento de pesquisas em neurociências, dentro de uma rede de cooperação entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo, que incluem Unicamp,  USP, Unifesp e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

O currículo do curso é constituído por 11 disciplinas, de caráter obrigatório. Sua finalidade é formar profissionais com uma visão global sobre a divulgação científica na área da saúde, enfatizando as neurociências e a relação com o sistema de ciência e tecnologia. Sua dinâmica prevê a interação entre jornalistas e cientistas e pretende incentivar o aluno a produzir notícias de divulgação científica para as mídias impressas, radiofônicas, televisivas e eletrônicas.

Outra sua finalidade é proporcionar aos bacharéis em jornalismo e em ciências um treinamento sobre ciência e tecnologia, o que é a pesquisa científica, suas formas de produção e a relação com outras áreas do conhecimento, assim como os conceitos fundamentais do jornalismo, entre outros temas. A disciplina de “Trabalho de conclusão do curso (TCC)” realça a elaboração e a construção de diferentes suportes midiáticos para a divulgação científica da saúde, em especial a neurociências.

As aulas serão ministradas na sala de aula do Labjor e no Laboratório de Neurociências da FCM. Os documentos podem ser enviados on line: ficha de inscrição, currículo resumido (máximo de três laudas) e um texto de autoria do candidato (máximo de três laudas) sobre suas intenções no curso e a inserção na área (Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Os candidatos passarão por prova escrita e de proficiência em inglês, além de entrevista. Mais informações: telefone 3521-5194.

Da Unicamp