Unicamp: Projeto leva música erudita à população no Centro de Convivência

Até 5/12, na primeira e terceira 3ª feira de cada mês serão alternados espetáculos de música erudita e popular

ter, 01/08/2006 - 14h55 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas Unicamp oferece à população a partir desta terça-feira, dia 1º, no Centro de Convivência (sala Carlos Gomes), Cambuí, uma série de apresentações musicais com grupos formados por professores e alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes.

O projeto faz parte das comemorações do Ano 40 da Universidade. Até cinco de dezembro, na primeira e terceira 3ª feira de cada mês, sempre às 20 horas, serão alternados espetáculos de música erudita e de música popular, com entrada franca.

O projeto é coordenado pelo professor Esdras Rodrigues, que contou com a ajuda da professora Helena Janke para elaborar a programação. Segundo Cida Godoy, coordenadora do Centro de Produções do IA, a sala Carlos Gomes passou por uma reforma e a dimensão pequena (para 100 lugares sentados) a torna ideal para os estilos de música que se pretende apresentar. “A idéia é mostrar para a cidade o trabalho dos alunos, embora professores também participem eventualmente da programação”, explica.

Depois da Cerimônia de abertura, nesta terça-feira, a série será inaugurada com a apresentação do Jazz 4 Sale, composto por alunos e ex-alunos do curso de música popular: Luís Alberto (violino elétrico e acústico), Fred Jason (teclados), Gustavo Mazon (baixo elétrico e acústico) e Luiz André, o Gigante (bateria). O grupo (lê-se Jazz for Sale) foi formado no final de 2004, com a idéia de estudar a linguagem do Jazz e da MPB, entendendo e fundindo as idéias e os campos musicais desses estilos. No ano de 2005, a banda se diluiu para que cada integrante realizasse trabalhos com diferentes tendências, como Rock, MPB, Jazz, Música Eletrônica, Acid Jazz, Blues, Fusion e Pop. Agora o grupo retorna expondo essas influências com novos arranjos sobre temas já trabalhados.

Da Unicamp