Unicamp: Projeto KyaTera abre seleção pública para incluir participantes

Inscrições começam nesta terça-feira, dia 1º

seg, 31/07/2006 - 10h15 | Do Portal do Governo

A Fapesp lança nesta terça-feira (1 de agosto), a segunda chamada de propostas para participação no projeto KiaTera. A chamada convoca dois tipos de grupos de pesquisa do Estado de São Paulo e empresas para participarem do desenvolvimento de tecnologias da Internet Avançada. Veja informações sobre a chamada do projeto no site do Projeto KyaTera.

Grupos com experiência em redes ópticas poderão apresentar suas propostas até 30 de agosto para desenvolver tecnologias nessa área em colaboração com outros grupos do mundo e testá-las na rede KyaTera – uma rede de alta capacidade totalmente dedicada ao projeto cujas fibras chegam até dentro dos laboratórios (Fiber-To-The-Lab).

Outro alvo da chamada são os grupos de ciências experimentais, de todas as áreas do conhecimento, que desejem desenvolver WebLabs a partir de equipamentos dos seus laboratórios. WebLabs são laboratórios reais cujos instrumentos podem ser controlados a distância através da Internet convencional ou de redes de alta capacidade, para fins de ensino ou pesquisa. As propostas para desenvolver e disponibilizar WebLabs poderão ser submetidas em fluxo contínuo.

A chamada também é aberta a empresas interessadas em desenvolver inovações tecnológicas para redes de alta velocidade (equipamentos, componentes e aplicações) em parceria com grupos de pesquisa do KyaTera. Além disso, centros de P&D de empresas podem apresentar propostas para se conectarem à rede KyaTera

Já fazem parte do KyaTera cerca de 400 pesquisadores e estudantes de grupos de excelência do estado de São Paulo, nucleados em 27 subprojetos. Desde o início de 2005, o projeto KyaTera está desenvolvendo e construindo sua rede óptica e desenvolvendo tecnologias que alavanquem uma Internet mais rápida, segura e que permita novos serviços para seus usuários.

No primeiro ano do projeto, as pesquisas geraram mais de 200 publicações em revistas científicas e congressos. As principais aplicações desenvolvidas no período foram os WebLabs (nas áreas de engenharia química, comunicações ópticas, engenharia de produção, biologia); bancos on-line de imagens médicas e biológicas em alta resolução, e videoconferência de alta definição.

Do Portal Unicamp

J.C.