Unicamp: Projeto Doador Universitário começa nesta quinta-feira, dia 25

Coletas serão realizadas através da unidade móvel e visam atender alunos, funcionários e docentes

qui, 25/05/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Num trabalho organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pelo Hemocentro da Unicamp, começa nesta quinta-feira, dia 25, o Projeto Doador Universitário, que pretende estabelecer uma rotina de coletas mensais em pontos estratégicos dentro da universidade. As coletas serão realizadas através da unidade móvel (ônibus) e visam atender alunos, funcionários e docentes.

A primeira coleta acontecerá hoje, das 8 horas às 12h30 no estacionamento do ciclo básico 1, atendendo ainda o Instituto de Física e Química. Um grupo de trabalho foi criado em função do projeto, sob a direção do coordenador geral da Universidade, Fernando Costa.

Com uma comunidade estimada em 40.000 pessoas entre docentes, funcionários e alunos, a expectativa do Hemocentro é conseguir pelo menos 100 candidatos/dia. Para garantir o maior número possível de doações, o excesso de fluxo no local terá a opção de ser transportado até o Hemocentro para assegurar a coleta.

A iniciativa do projeto foi do ex-professor do Instituto de Física da Unicamp, José Ellis Ripper Filho e foi ratificado pela reitoria em 2004 (GR 94/04). O grupo de trabalho é formado pelo professores Fernando Ferreira Costa (coordenador), José Antonio Rocha Gontijo, Rosa Inês Costa Pereira e José Ellis Ripper Filho.

A equipe do Hemocentro distribuiu folders e cartazes por todas as unidades e o projeto vem em boa hora, pois os feriados prolongados seguidos do mês de abril, provocaram uma queda expressiva nos estoques de sangue do Hemocentro da Unicamp, inclusive dos grupos sanguíneos mais freqüentes na população, como o O+.

A preocupação com os estoques aumenta, em virtude do início dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, em junho, que certamente terão um impacto nas doações associado ao período de frio.

Em 20 anos de atividades o Hemocentro da Unicamp já coletou mais de 650 mil bolsas de sangue. Mais informações através do telefone 3788-8705.

Do Portal Unicamp