Unicamp: Programa Artista-Residente é retomado com Fernando Bongiovanni

Iniciativa faz parte das comemorações dos 40 anos da universidade e apresenta nome de destaque da dança contemporânea

ter, 05/09/2006 - 8h31 | Do Portal do Governo

Depois de interrompido por oito anos, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) retoma o Programa Artista Residente, com a proposta de oferecer à comunidade universitária a oportunidade de conviver com profissionais de renome nacional e internacional. O primeiro artista residente contratado por edital é o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, nome de destaque na dança contemporânea.

O relançamento do programa neste mês faz parte das comemorações dos 40 anos da Unicamp. A iniciativa trouxe no passado nomes como Fernando Morais, Ruy Castro e Lélia Abramo. A previsão é que tenha permanência até 2009, data em que deverá ser incorporado à estrutura da universidade.

Com a ação, espera-se que a universidade ganhe maior visibilidade e possa tornar-se referência na política cultural brasileira. O projeto está direcionado prioritariamente para os alunos do Instituto de Artes, especialmente os da área de dança, da graduação e da pós, mas estão previstas atividades (palestras e masterclass) para qualquer universitário da comunidade interessado.

Contratação por edital

Bongiovanni atuará até o mês de dezembro entre estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de Dança do Instituto de Artes. No curso dará prioridade à improvisação e à composição. Também fará o intercâmbio entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho.

A idéia é que outras áreas, como Literatura, Música, Teatro e Artes Plásticas sejam contempladas futuramente. Nesta nova edição, os artistas serão convidados a partir de editais abertos pela Unicamp. A escolha será feita por comissão de especialistas da própria universidade. Para ser selecionado no primeiro edital, Bongiovanni disputou a vaga com outros dois grandes nomes da dança no Brasil. O próximo edital para a seleção de profissionais residentes deverá ser divulgado no site da Unicamp entre os meses de janeiro e fevereiro.

Da Agência Imprensa Oficial