Unicamp: Pesquisa de doutorado busca voluntárias com osteopenia

Cardiologia também procura voluntários

ter, 20/06/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

Florencia Cúneo, aluna de doutorado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, busca voluntárias para o desenvolvimento de sua pesquisa sobre osteopenia em mulheres menopausicas (“Potencial terapêutico do colágeno hidrolisado alimentar em mulheres com osteopenia pós-menopausa”). Florencia é orientada pelo professor Jaime Amaya Farfán, do Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição da FEA.

As voluntárias devem ser portadoras de osteopenia, possuir entre 45 e 65 anos, estar na menopausa e não ter feito reposição hormonal nos últimos seis meses. Interessadas devem procurar Florencia, no Ambulatório de Menopausa do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), às terças ou quartas-feiras, das 8 às 10h30.

Cardiologia também procura voluntários

A área de Cardiologia, do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, está selecionando pacientes portadores de pressão alta, que estejam em tratamento, com idade inferior a 50 anos, para pesquisa da disfunção diastólica (alteração no funcionamento do coração causada pela hipertensão arterial). Para participar, os voluntários não podem ser diabéticos e não devem ter histórico de doença cardíaca (infarto, cirurgia) ou de câncer e nem estarem tomando remédio para colesterol alto. A disfunção diastólica, doença pouco conhecida do grande público, tem como principais sintomas o cansaço, a falta de ar e o inchaço, sendo normalmente confundida com a insuficiência cardíaca. Os interessados em participar da pesquisa devem agendar entrevista pelos telefones 19-3788-7791, 3788-7667 ou 3788-7930.

Da Unicamp