Unicamp: Periódico da Faculdade de Odontologia recebe conceituação “B nacional”

Conceito demonstra o reconhecimento que a revista vem conquistando

ter, 15/08/2006 - 20h22 | Do Portal do Governo

A revista Brazilian Journal of Oral Sciences, implantada há quatro anos pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi conceituada como “B nacional” pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A informação ainda não está disponível no site do órgão, mas já foi transmitida pessoalmente pelo representante da área de Odontologia na Capes, professor Ney Soares de Araújo.

A Capes, por intermédio do MEC (Ministério da Educação), estipula conceitos de A, B ou C, nacional e internacional, para avaliar as publicações científicas. A atribuição do conceito “B nacional” demonstra o reconhecimento que a revista vem adquirindo, uma vez que se observa a qualidade dos artigos científicos publicados, os quais são avaliados por assessores nacionais e internacionais de renome e aos pares. Estes trabalhos científicos têm sido conceituados com excelência pela comunidade odontológica internacional. A revista é publicada trimestralmente, editada em inglês, com tiragem de mais de 500 exemplares que são distribuídos gratuitamente a Faculdades de Odontologia, Universidades e Centros de Pesquisa de âmbito nacional e internacional. Está também disponível on line, com todos os artigos científicos publicados e disponíveis na íntegra. A revista conta com o patrocínio da própria faculdade, dos cursos de extensão da FOP-UNICAMP e das empresas Conexão – Sistema de Prótese e VIPI.

A professora Maria Beatriz Duarte Gavião, editora administrativa da revista, argumenta que é importante que os artigos da Brazilian Journal of Oral Sciences sejam referenciados nas publicações dos pesquisadores da FOP-Unicamp, para que a revista seja divulgada e que possa receber cada vez mais artigos de autores de outros centros, estados e países.

Da Unicamp

(CM)