Unicamp participa de estudos para criação de campus inteligente

Universidade analisa projetos no setor com a PUC-Campinas; ideia é ampliar cooperação entre instituições na área acadêmica

qua, 02/05/2018 - 11h41 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de promover melhorias constantes aos alunos, professores e servidores, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) deram um passo importante para ampliar a integração entre as duas instituições, que já têm um histórico de colaborações. A intenção é criar um grupo de trabalho para tornar ambas as instituições mais sustentáveis e aumentar a cooperação na área acadêmica.

O assunto foi abordado durante uma visita de dirigentes da PUC-Campinas à Unicamp, na última sexta-feira (27). “Vamos procurar traçar esse caminho juntos e acertar ações motivadas por interesses mútuos”, salienta o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

A Unicamp já está trabalhando em um projeto prospectivo para que a Fazenda Argentina, sediada na Unicamp, possa ser a semente de uma catalizadora internacional para desenvolvimento sustentável. Mas o intuito dessa ação é trazer o assunto de sustentabilidade de uma maneira mais global para o município e ao Estado de São Paulo, de modo a integrar uma agenda mundial.

Bases

A reunião pode ter sido o embrião do projeto, na avaliação do responsável pelo Plano Diretor da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima, que apresentou as bases iniciais da futura cooperação aos visitantes. Os reitores da Unicamp e da PUC-Campinas manifestaram interesse na aproximação e já estudam a proposta de fazer, conjuntamente, de suas universidades campus inteligentes.

“Ter instituições de ensino competentes debatendo o assunto sistematicamente é muito importante para o desenho desse cenário, já que pretendemos educar as próximas gerações quanto a esse assunto”, destaca Marco Aurélio Pinheiro Lima.

Os gestores conversaram, durante o encontro, sobre a possibilidade de estudantes participarem de disciplinas como créditos eletivos nas dias universidades. “A PUC oferece algumas opções não temos na Unicamp, e vice-versa. Pretendemos aumentar o trânsito dos nossos estudantes”, ressalta a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral.