Unicamp oferece 150 bolsas de iniciação científica

Podem concorrer estudantes de ensino médio da rede pública da região de Campinas, Limeira e Piracicaba

dom, 30/03/2008 - 10h37 | Do Portal do Governo

Podem concorrer à bolsa de iniciação científica júnior estudantes de ensino médio da rede pública da região de Campinas, Limeira e Piracicaba. As inscrições terminam no dia 4 abril e as atividades começam 5 de maio no câmpus da Universidade de Campinas (Unicamp). Os bolsistas receberão R$ 100 por mês. A iniciativa se deve ao convênio assinado entre a Unicamp e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Chamado Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Estado de São Paulo (PIC Jr), seu objetivo é permitir aos jovens provenientes de escolas públicas o acesso à pesquisa científica e estimular o interesse deles pela ciência antes do ingresso na universidade. A descoberta de novos talentos, o desenvolvimento de senso crítico e o despertar da criatividade estão, também, entre as expectativas. Os futuros cientistas farão projetos de pesquisa sob a orientação de professores ou pesquisadores da Unicamp.

Desafios da ciência – Entre as principais tarefas dos futuros cientistas estão o aprendizado da metodologia do trabalho científico e a compreensão dos desafios atuais da ciência. O programa tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. A seleção dos bolsistas é feita em duas fases. A primeira, na escola onde estudam; e a segunda, por uma comissão de especialistas da Unicamp. Entre os requisitos para ser escolhido estão freqüência e rendimento escolar satisfatório e não ter vínculo empregatício.

O programa é extensivo a todos os Estados brasileiros. O CNPq faz convênio com as instituições estaduais de estímulo à pesquisa (fundações de amparo à pesquisa ou secretarias estaduais) e outras entidades. Cabe ao conselho o financiamento (das bolsas), a supervisão e a validação do programa. É responsabilidade da instituição conveniada a seleção de alunos, a contratação de pesquisador qualificado, o pagamento ao bolsista, o acompanhamento e a avaliação dos estudantes.

SERVIÇO

Mais informações sobre o programa no site www.prp.rei.unicamp.br (na página, clique no link PIC Jr)

Edital completo está no site www.prp.rei.unicamp.br/picjr/edital-icjunior-2008.pdf

Projetos devem ser encaminhados pelo e-mail icjunior@reitoria.unicamp.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial

(L.F.)