Observatório de Direitos Humanos tem dossiê sobre ações na área

Leitor encontrará resultados de levantamentos a respeito do tema publicados em artigos e escritos com linguagem objetiva

sáb, 02/02/2019 - 11h02 | Do Portal do Governo

Em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Jornal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou um dossiê que reúne vídeos, áudios, artigos e reportagens sobre as atividades do Observatório de Direitos Humanos da instituição de ensino.

No ano de 2018, o espaço realizou ações envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo para conscientizá-los sobre o combate às desigualdades, além de promover a divulgação de informações que podem ser utilizadas em atividades como ensino, gestão, convívio e extensão para efetivar a promoção dos direitos humanos na universidade.

No dossiê, o leitor encontrará, por exemplo, os resultados de pesquisas sobre Direitos Humanos publicados em artigos, escritos com a linguagem acessível e objetiva, que trazem dados importantes para a discussão a respeito do tema.

Expansão

Segundo a professora e historiadora Néri de Barros Almeida, coordenadora do Observatório, em 2019, a ideia é expandir a veiculação dessas ideias em áreas que não sejam necessariamente das Ciências Sociais ou Humanas.

“O risco às espécies planetárias, decorrente das mudanças climáticas, levou à atua compreensão da sustentabilidade como um direito humano. Isso significa que as pesquisas sobre sustentabilidade realizadas na Unicamp também estão alinhadas à defesa dos Direitos Humanos”, explica.

“A Declaração entrega o que promete ao consolidar pela primeira vez de forma universal, a todos os indivíduos, sem nenhum voto contrário entre os Estados membros, um catálogo dos direitos que emergiram a partir da modernidade, fornecendo então ‘o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações’ que aspirem à civilização e não a barbárie”, salienta Lucas Suárez de Oliveira Tozo, mestre em Ciência Política da Unicamp.

“A métrica está aí e, por causa dela, conseguimos saber para onde o poder político e sua expressão no direito devem trilhar e o quão longe, nestes 70 anos, estamos com esse norte em cada parte do globo”, completa.