Unicamp: Médicos latino-americanos participam de curso sobre aids

Evento é organizado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina

seg, 21/08/2006 - 21h55 | Do Portal do Governo

Doze médicos e professores da Colômbia, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Panamá, Argentina, Equador, México e Honduras estiveram presentes, nesta segunda-feira, 21/8, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para a abertura do I Curso internacional sobre infecções oportunistas no paciente com HIV/aids.

O evento é organizado pela disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM, com o apoio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp; da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

“A seleção foi feita com base na análise dos currículos que os candidatos enviaram via internet após a divulgação pelas embaixadas dos países latino-americanos”, informou a médica infectologista Maria Luiza Moretti, responsável pela organização do curso, que terá a duração de 30 dias e contará com aulas teóricas e práticas.

Para Marta Elisabete Ibarra Gimenez que cuida de 400 pessoas com aids em El Salvador, o curso será “fabuloso e 100% aproveitado”, pois, além do aprendizado de novas técnicas e métodos de diagnóstico, a troca de experiências resultará num intercâmbio maior entre os países.

A mesma idéia é compartilhada pelo coordenador-adjunto da Jica para a América Latina Kota Sakaguchi, que espera que os médicos, ao retornarem para os seus países, apliquem o que aprenderam na FCM na luta contra a aids.

“Vocês são os pioneiros na organização e realização desse curso. Queremos divulgar esse projeto para o mundo”, comentou Sakaguchi.
Além do representante da Jica, participaram da mesa de abertura do curso o coordenador da Cori, Luís Cortez e o médico pediatra e coordenador da Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários da FCM, Roberto Teixeira Mendes.
Da Unicamp