Unicamp: inscrições para o vestibular podem ser feitas pela internet

Expectativa é de cerca de 50 mil inscrições concorram a 2.830 vagas

ter, 14/08/2007 - 10h01 | Do Portal do Governo

Já está no ar a página de inscrições para o Vestibular 2008 da Unicamp. O exame foi lançado oficialmente na segunda-feira, 13, em reunião da Câmara de Graduação da Universidade. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Leandro Tessler, as inscrições podem ser feitas somente pela Internet, na página da Comvest, onde está disponível, gratuitamente, o Kit do Vestibulando 2008 (Manual do Candidato e Revista).

“A Internet facilita o acesso do candidato ao kit. Hoje, grande parte das escolas está conectada à internet e pode oferecer ajuda ao candidato que não tenha como acessar em casa. A Comvest também oferece sua estrutura para candidatos que não tenham esses recursos”, informa Tessler. A taxa de inscrição é de R$ 105,00. Quase 7.200 candidatos conseguiram isenção de taxa.

A expectativa da Comvest, segundo Tessler, é que cerca de 50 mil estudantes se inscrevam para concorrer a 2.830 vagas em 58 cursos disponíveis na Unicamp e 124 para dois cursos na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, a Famerp. Tessler afirma que as provas deste ano serão mais leves, pois o candidato terá de responder a dois itens para cada uma das 12 questões, desta forma, as provas passam a ter 24 itens. O coordenador explicou que cada item valerá dois pontos, o que faz com que, cada prova passe a valer 48 pontos.

Enem – A nota do Enem só será convalidada na primeira fase para candidatos que obtiveram nota maior que zero na redação do Enem. “A Universidade busca candidatos com habilidade para a escrita, a formulação de hipóteses e expressão, desta forma, é importante que não tenham zerado no Enem para que a nota seja convalidada. Além disso, é uma forma de estimular os estudantes a realizarem o exame por completo”, diz Tessler.

Calendário – A primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As Provas de Aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e em Piracicaba entre os dias 21 e 24 de janeiro. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 7 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.

As provas do Vestibular 2008 serão realizadas simultaneamente em 25 cidades do Brasil (Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos).

Do Portal da Unicamp

(J.H.)