Unicamp inaugura “Praça Tempo Espaço”

Aberta para visitação a partir de janeiro, a exposição mostra os instrumentos utilizados pelo homem ao longo dos séculos

seg, 13/12/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Praça Tempo Espaço, será a  primeira exposição permanente do Museu Exploratório de Ciências, inaugurada pelo Reitor Fernando Ferreira Costa, nesta segunda-feira, 13, às 16h30, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com custo de implementação de mais de 500 mil reais, a Praça Tempo Espaço está instalada em uma área de 900m², ao ar livre, no ponto mais alto da Unicamp. Em condições meteorológicas ideais, a exposição oferecerá vista privilegiada de 360º por mais de dez quilômetros no horizonte, proporcionando momentos de contemplação ímpar, ao nascer e ao por do sol.

Seus experimentos interativos, de caráter lúdico e educativo, convidarão os visitantes a compreender artifícios científicos e tecnológicos, desenvolvidos pelo homem ao longo dos séculos, para melhor dimensionar o tempo e o espaço. Os visitantes poderão manipular bússolas, lunetas, teodolitos e muitos outros equipamentos.    A cerimônia de inauguração terá a participação do consagrado grupo de música popular brasileira, Carcoarco, quarteto instrumental de cordas e percussão, que constrói um universo sonoro a partir de combinações de elementos do tradicional e do moderno, do rural e do urbano, do acadêmico e do popular.

Histórico

Concebida por uma equipe profissional multidisciplinar, a Praça Tempo Espaço desdobra conceitos fundamentais associados às medidas da passagem do tempo, de localização geográfica, de objetos próximos ou distantes, e à contemplação de cenas e objetos mais afastados. Os objetos expositivos foram pensados de acordo com a relevância das descobertas científicas, que possibilitaram diferentes maneiras de perceber e medir as variações de tempo, de espaço e as relações entre estes conceitos essenciais para as ciências. 

Funcionamento

A Praça Tempo Espaço será aberta para visitação pública a partir de janeiro de 2011.

Mais informações http://www.mc.unicamp.br/

Da  Unicamp