Unicamp: HC cria ambulatório de transtornos alimentares

Vítimas de doenças como Anorexia e Bulimia passam a ter ambulatório

seg, 14/08/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Hospital de Clínicas da Unicamp implantou há poucos dias o ambulatório de Transtornos Alimentares que passa a atender pacientes que apresentam sintomas de doenças como Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Nas patologias, os pacientes – principalmente mulheres – apresentam uma auto-avaliação excessivamente centrada na forma e peso do corpo, o que leva à busca incansável pela magreza. A gravidade da doença varia muito e o diagnóstico e tratamento precoces estão relacionados a um melhor prognóstico.

De acordo com o coordenador do ambulatório, o psiquiatra Celso Garcia Júnior, as pacientes com Anorexia Nervosa recusam-se em se alimentar adequadamente, submetendo-se a dietas restritivas irracionais – realmente patológicas – que levam a evidente perda de peso, chegando a níveis inferiores a 85% do peso mínimo normal. Tal comportamento é secundário a uma perturbação da autopercepção da imagem do corpo e do medo mórbido de engordar, mesmo quando a própria vida é colocada em risco. Estudos mostram que a mortalidade da patologia pode chegar até a 20%.

Outra doença é a Bulimia Nervosa que consiste de episódios recorrentes de compulsão alimentar, com ingestão de uma quantidade de comida maior do que a maioria das pessoas consumiria em período e circunstâncias similares, associados a métodos compensatórios que visam prevenir o ganho de peso. Estes métodos podem ser, entre outros, o uso de laxantes e diuréticos, a auto-indução de vômitos, períodos de jejum e atividades físicas excessivas.

O psiquiatra Celso Garcia Júnior destaca que o aspecto sociocultural não é a principal causa da doença. O registro de Anorexia Nervosa e Bulimia em populações orientais, onde esta preocupação estética é menor, denuncia também os fatores biológicos e psicológicos. Por isso, segundo Maria Marta Battistoni, psicóloga da equipe do Ambulatório de Transtornos Alimentares, a dinâmica da família é outro aspecto a ser avaliado.

O ambulatório de Transtornos Alimentares do HC é um serviço composto por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogas, nutricionistas, endocrinologistas e uma antropóloga. O serviço funciona às terças-feiras no Ambulatório de Psiquiatria, recebe pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da região. Os agendamentos de consulta de triagem podem ser realizados diretamente no balcão do ambulatório (faixa laranja).
Da Unicamp

(CM)