Unicamp ganha um dos três Grandes Prêmios Capes 2007

Como na edição anterior, a Unicamp volta a ganhar o Grande Prêmio Capes 2007. Desta vez, o trabalho de doutorado da aluna do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica […]

seg, 25/02/2008 - 13h15 | Do Portal do Governo

Como na edição anterior, a Unicamp volta a ganhar o Grande Prêmio Capes 2007. Desta vez, o trabalho de doutorado da aluna do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), María Laura Schuverdt, ficou entre os três melhores. Venceu na categoria “Lobo Carneiro” (grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra). As demais premiadas foram Solange Maria Teixeira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Ana Lia Parra-Pedrazzoli, da USP. O resultado foi divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. As pesquisadoras receberão certificado, bolsa de pós de doutorado no exterior e prêmio em dinheiro da Capes/MEC e Fundação Conrado Wessel. No ano passado, a Unicamp recebeu dois dos três Grandes Prêmios Capes de Teses. Leia mais no Jornal da Unicamp. O trabalho de María Laura foi orientado pelos professores José Mario Martínez e Roberto Andreani.

María Laura, que está na Argentina, conta que ficou impressionada com o número de participantes do prêmio e com o resultado que, segundo ela, chegou num momento atípico. Ela explica o motivo: havia defendido o doutorado em 2006, mas ficou na Unicamp até o final de 2007, com bolsa de pós-doutorado da Fapesp. Também no final do ano passado ganhou uma bolsa de pós-doc de reinserção para retornar à Argentina. E retornou. Com a notícia, volta ao Brasil para receber o prêmio Capes.

No bacharelado, María Laura já havia ganhado outro prêmio, entregue às dez melhores médias de cada curso na Universidade Nacional de la Plata, lugar onde está atualmente. Ela, que planejava se instalar na Argentina, seu país de origem, para seguir carreira como professora universitária em alguma universidade, agora deve repensar os próximos passos, isso porque o Prêmio Capes também concede uma bolsa de pós-doutorado no exterior.

Aos 32 anos, María Laura estudou a melhor forma de resolver problemas matemáticos, com a pesquisa “Métodos de lagrangiano aumentado com convergência utilizando condição de dependência linear positiva constante”. Conforme ela, como produto final, foi criado um método capaz de solucionar problemas com um número enorme de variáveis e restrições, apto a ser usado nas ciências aplicadas e na tecnologia de decisões. Veja o trabalho na íntegra.

Segundo o professor Martínez, do Departamento de Matemática Aplicada, a otimização é um dos problemas matemáticos com gama mais ampla de aplicações. Na tomada de decisões e no ajuste de modelos, este problema aparece naturalmente. Por este motivo, problemas de otimização são resolvidos quotidianamente na Física, Química, Biologia, Engenharia, Economia, Ciências Sociais, entre outros. Devido a sua complexidade, não existem métodos diretos para resolver problemas gerais de otimização. E a resolução por métodos iterativos requer algoritmos computacionais sofisticados. “A eficiência dos procedimentos computacionais está ligada às propriedades teóricas dos métodos e do problema matemático em si. O assunto desta tese, portanto, se inscreve nesta problemática. Mostramos condições de otimalidade mais fortes que as conhecidas”, explica.

Demais premiadas

Ana Lia isolou e identificou o feromônio da praga Phyllocnistis citrella, conhecida como minador-dos-citros. Já Solange demonstrou em sua investigação a preocupação com o envelhecimento do trabalhador brasileiro, estudando as conseqüências sociais do problema.

Seleção

O trabalho de Maria Laura concorreu com 416 teses, que passaram por seleção feita por 51 comissões e 207 consultores de instituições de ensino superior do Brasil. Criado em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tenha um representante de área nomeado pela Capes. As teses premiadas nessa modalidade são automaticamente inscritas no Grande Prêmio, que seleciona três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

A cada edição são homenageados três cientistas. Em 2007, foram escolhidos Lobo Carneiro (grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra), Celso Furtado (ciências humanas, lingüística, letras e artes, ciências sociais aplicadas e área de ensino de ciências) e Johanna Döbereiner (ciências biológicas, da saúde e agrárias).

No processo, nove trabalhos da Unicamp se destacaram, como o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e o Instituto de Geociências (IG) com duas teses premiadas. As Faculdades de Engenharia de Alimentos (FEA), de Ciências Médicas (FCM) e os Institutos de Biologia (IB), de Economia (IE), de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) tiveram uma tese premiada. Nas menções honrosas, duas foram para a FCM e outras duas para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). As Faculdades de Engenharia de Alimentos (FEA), de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) e o Instituto de Química (IQ) receberam uma menção cada.

Ao todo, 43 teses brasileiras de diversas áreas do conhecimento serão premiadas. Cada novo doutor receberá bolsa de doutorado no país de um ano e certificado. A relação dos ganhadores está na página eletrônica da Capes. A cerimônia de entrega está prevista para meados de abril.

Da Unicamp

(M.S.)