Unicamp: FEM desenvolve próteses e maca de baixo custo com tecnologia nacional

Objetivo é atender necessidades com equipamentos adaptados à realidade brasileira

sex, 31/03/2006 - 12h55 | Do Portal do Governo

O físico Helder Aníbal Her­mi­ni, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, trabalha desde o doutorado no desenvolvimento de dispositivos meca­trô­nicos destinados à reabilitação hu­­mana, ten­do adotado definitivamente essa linha de pesquisa no seu programa de pós-graduação. “Utilizamos toda a tecnologia que existe no chão de fábrica, na auto­mação comercial e na auto­ma­ção veicular, a­dap­tando-a com vistas à saúde hu­mana, que é um problema muito ignorado pela tecno­lo­gia. Embora detenhamos soluções altamente técnicas para veículos, precisamos importar dis­positivos para auto­ma­ção hospitalar como camas se­rvo-acionadas, próteses mioelétricas de membros superiores e inferiores, já que não dispomos de tecno­lo­gia nacional pa­ra manufatura des­ses produtos”, explica o pesquisador do Departamento de Projeto Mecânico.

Dispositivos de automação hospitalar são importados

No laboratório de Helder Her­mini estão sendo desenvolvidos próteses, órteses e equipamentos destinados a ambulatório e fisioterapia. O professor enfatiza que as pesquisas têm sempre o objetivo de atender à reabilitação humana, com utilização de tecnologia moderna, mas de custos compatíveis com a realidade brasileira. Não se lança mão de soluções sofisticadas que encarecem os produtos importados e estreitam sobremaneira a faixa de consumo, impossibilitando inclusive sua adoção pelo sistema nacional de saúde.

Entre os projetos em estágio avançado, Hernini destaca o joelho ele­tromecânico hidráulico, a mão mio­e­létrica, a maca automatizada, a ca­deira de rodas adaptada ao carro (seja o usuário motorista ou passageiro) e um dispositivo que permite transferir um paciente obeso, por exemplo, da mesa de cirurgia para a maca sem qualquer esforço do a­tendente. São trabalhos desenvolvidos em cooperação com a Faculdade Senai de Tecnologia e Meca­trô­nica, que tem enviado professores para os programas de pós-graduação mantidos pela FEM, originando várias dissertações de mestrado. 

Do Portal Unicamp