Unicamp: Especialização em futebol de campo recebe inscrições

Prazo para inscrições terminam nesta quinta-feira, dia 25

ter, 23/01/2007 - 15h57 | Do Portal do Governo

As inscrições para o curso de especialização em futebol de campo na Faculdade de Educação Física da Unicamp vão até nesta quinta-feira (25) e podem ser feitas on-line na Escola de Extensão da Unicamp. O curso terá como objetivo possibilitar aos alunos o envolvimento com informações científicas atuais das diversas áreas que compõem as Ciências do Desporto aplicadas ao Futebol, das categorias de base ao alto nível. Está previsto para ser oferecido às segundas-feiras no período de 29 de janeiro a 21 de janeiro de 2008.

O curso foi criado para atender as necessidades que a prática esportiva, dentro do contexto do futebol, apresenta. A idéia é que a ciência oriente o ambiente e os contextos que representam esta modalidade esportiva. Tem como objetivo permitir que os alunos façam intervenções de forma objetiva, prática e fundamentada na solução de problemas ou elaboração de treinamentos com alicerces científicos atuais. Além disso, pretende possibilitar o entendimento da complexidade, os elementos e os fenômenos que envolvem o futebol como desporto e ciência.

Destinado a professores de educação física, jornalistas esportivos, médicos do esporte, fisioterapeutas e gestores esportivos, dentre outros profissionais. O curso será composto pelas disciplinas de Metodologia da pesquisa e trabalho científico; Fundamentos do treinamento desportivo; Bases fisiológicas do treinamento desportivo; Bases cinesiológicas do treinamento desportivo; Crescimento, desenvolvimento, maturação e treinamento; Estatística aplicada ao desporto, sistemas, estratégias; e Táticas de jogo: características e evolução e treinamento; A tecnologia a serviço da análise do jogo de futebol; Fundamentos da preparação física no futebol; Tópicos especiais aplicados ao futebol (nutrição, biomecânica, lesões.); e o treinador de futebol.

Da Unicamp

C.M.