Unicamp encerra provas e anuncia novos livros para 2010

As obras preparam o candidato para ter um melhor desempenho e responder de forma clara os enunciados

qui, 15/01/2009 - 14h12 | Do Portal do Governo

As provas de Matemática e Inglês encerraram, na quarta-feira, 14, a segunda fase do Vestibular 2009 da Unicamp. O coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade (Comvest), Leandro Tessler, anunciou uma importante mudança para o Vestibular 2010 – uma lista de novos livros que deverão ser estudados pelos próximos três anos. São eles: O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Capitães de Areia, de Jorge Amado; e Antologia Poética (com base na segunda edição aumentada), de Vinicius de Moraes. As leituras substituirão Poemas Completos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e Sagarana, de João Guimarães Rosa.

Os livros sugeridos anteriormente, exceto estes três, continuarão em uso. A decisão parte de uma iniciativa unificada entre Unicamp e USP, que já acontece há quatro anos. As obras preparam o candidato para ter um melhor desempenho e responder de forma clara os enunciados cobrados nas provas de Literatura de Língua Portuguesa. (Veja relação completa).

De acordo com a Comvest, nos textos ficcionais, é importante que o candidato se atente à sequência dos acontecimentos, identifique as personagens e seus respectivos papéis na ação, reconhecendo categorias de espaço e tempo entre outros aspectos que favoreçam a compreensão geral das obras.

No caso da poesia então, é fundamental que o candidato saiba identificar os elementos de estruturação do texto, como sonoridade, ritmo, rima, estrofe, formas fixas e figuras para que possa hierarquizar a importância desses elementos no texto, identificando os temas, comparando aspectos comuns em diferentes poemas a fim de estabelecer relações entre o poema e aspectos do contexto social e literário da sua época smpre na busca da melhor compreensão.

Balanço – Fazendo um rápido balanço sobre as provas, Leandro Tessler afirmou que o Vestibular 2009 foi um dos mais tranquilos em termos de intercorrências e com questões com todos os graus de complexidade. Nesta quarta-feira, a Comvest registrou abstenção de 7,32%. Foram 1.236 ausentes contra 1.237 no mesmo dia do ano passado. No último dia o comparecimento total foi de 15.649 candidatos. Os 13 candidatos que realizaram as provas no Cepre não faltaram nenhum dia e um estudante realizou a prova no Centro Infantil “Dr. Domingos Boldrini”, por estar em tratamento quimioterápico. 

Matemática e Inglês – A prova de Matemática, segundo Leandro Tessler, foi muito bem contextualizada, contemplando fatos do cotidiano. As duas últimas questôes envolveram elementos mais abstratos. Foram elencados temas como eleição num clube, aluguel de carro com taxa fixa e por quilômetro quadrado, um ar-condicionado que quebrou num ônibus, a compra de material escolar, como calcular a área de um dado círculo e o volume de uma caixa d’ água, e também quantos brigadeiros entram numa fôrma de assar?

A prova de Inglês procurou empregar mais o uso instrumental da língua, ao contrário de exigir do candidato fazer traduções. “Queremos que eles saibam ler bem e compreender”, comentou. Textos de revistas, tirinhas e temas como mitos e verdades sobre a bebida, o mito do autismo e a vacina, um texto sociológico, o triângulo das Bermudas, ímãs de geladeira e alguns excertos também foram adotados pela organização do Vestibular.

Mudança – Tessler, há sete anos como coordenador da Comvest, deixa a direção da Comissão neste ano. Entrega o cargo na certeza de que o Vestibular da UNICAMP de fato selecionou os melhores candidatos. Sua saída se dá, a princípio, pelo fato de sua filha disputar uma das vagas da UNICAMP em 2010.

Aptidão – As provas de aptidão iniciam na segunda-feira, 19, com novos desafios para os candidatos a cinco cursos: Arquiteruara e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. Veja as orientações da Comvest para aptidão.

Datas importantes

5 de fevereiro – 12 horas – Anúncio dos aprovados
10 de fevereiro – Matrículas dos aprovados e divulgação da segunda chamada
2 de março – Início das aulas na Unicamp

Da Unicamp