Unicamp discute a ética em pesquisa com seres humanos

Palestra faz parte do programa "Temas de Bioética" do Centro interdisciplinar de Bioética da FCM

seg, 28/04/2008 - 16h50 | Do Portal do Governo

Discutir assuntos relevantes ao termo de consetimento para pesquisa com seres humanos é o tema da palestra “O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido garante a integridade dos sujeitos de pesquisa?”, que será realizado hoje, às 19 horas, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A palestra faz parte do programa “Temas de Bioética” do Centro interdisciplinar de Bioética da FCM, que promove todos os anos discussões sobre o tema.

A palestra de hoje será apresentada pela enfermeira Maria Fernanda Ribeiro Bittar, do Departamento de Genética Médica da FCM, que tem mestrado na área de Ética em Pesquisa. O assunto envolve diversas abordagens, principalmente pelo crescimento desse tipo de pesquisa em todo país. “O que vamos debater é se o termo de consentimento de pesquisa com seres humanos é um termo que garante a integridade da pesquisa ou trata-se apenas de uma peça burocrática”, observa Flávio Cesar de Sá, do Centro Interdisciplinar.

Somente na Unicamp são analisados por mês cerca de 200 pedidos de protocolos de pesquisa com seres humanos. Neste semestre serão três palestras com a temática central “A ética em pesquisa com seres humanos. Os próximos encontros acontecem nos dias 19 de em maio com a palestra “O compromisso da pesquisa na universidade pública com a realidade social do país” e no dia 23 de junho será a vez da questão “A validade científica da pesquisa financiada pela indústria farmacêutica”.

Da Unicamp

C.M.