Unicamp desenvolve sistema inovador de drenagem torácica

Sistema pode drenar fluidos gasosos ou líquidos presentes no tórax de pacientes com traumas

qua, 05/11/2008 - 8h41 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Kolplast assinaram, no fim de outubro, contrato de licenciamento para a produção de novo sistema de drenagem torácica, a ser utilizado em atendimentos médicos dentro e fora do hospital. Desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas, o sistema pode drenar fluidos gasosos ou líquidos presentes no tórax de pacientes com traumas. O professor Alfio José Tincani, inventor do dispositivo, e o pesquisador Gilson Barreto, explicam que o traumatismo torácico é responsável por 25% das mortes de vítimas de traumas em geral.

A drenagem torácica é um dos procedimentos cirúrgicos mais freqüentes em casos de acidentes automobilísticos e delitos com arma de fogo, nos quais há lesão direta do tórax ou de algum órgão relacionado diretamente aos pulmões. A tecnologia desenvolvida na Unicamp substitui método usado há mais de 150 anos, que apresenta várias restrições, segundo o professor. A empresa licenciada para a produção do equipamento foi escolhida por meio de edital.

O diretor médico e de Marketing da Kolplast, Benedito Fittipaldi, afirma que a tecnologia estará disponível no mercado no segundo semestre de 2009. Por se tratar de dispositivo inédito, ainda não há definição do preço do produto. “As estimativas permitem calcular redução de custos de 30% em comparação com similares”, garante.

Da Unicamp

(M.C.)