Unicamp desenvolve projetos para implantar ‘campus inteligente’

Plataforma criada por empresa parceira da universidade permite inovações tecnológicas para facilitar a vida acadêmica

qua, 04/07/2018 - 20h42 | Do Portal do Governo

Por meio de soluções voltadas à Internet das Coisas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investe continuamente na tecnologia e avança na implantação de um “campus inteligente”. Assim, as inovações desenvolvidas pelo projeto “Smart Campus”, desenvolvido pela prefeitura do campus, são inseridas em uma ferramenta que compilará dados de diversas áreas. O objetivo é estabelecer conexões e facilitar o trabalho de toda a equipe.

A plataforma em questão recebeu o nome de Konker, em homenagem à empresa parceira da universidade, formada por alunos e ex-estudantes da Unicamp. “A plataforma é um acelerador que permite que você consiga construir soluções em um tempo menor cruzando elementos que estariam segregados”, explica o CEO da companhia, Alexandre Junqueira.

Vale destacar que, no início, a ferramental será usada apenas pelos envolvidos nos projetos do programa Smart Campus, com o intuito de oferecer a tecnologia para além da instituição de ensino assim que as propostas forem aprimoradas.

Desenvolvimento

Um dos exemplos de iniciativa em desenvolvimento é o “smart parking”, estacionamento inteligente no qual câmeras indicarão as vagas disponíveis. O sistema opera de forma experimental no local reservado aos carros ao lado do Instituto de Computação. Os dados poderão ser disponibilizados em sites e aplicativos.

“As imagens feitas não trafegam pela rede, por questão de privacidade, sendo processadas do próprio dispositivo, usando uma rede neural profunda. O dispositivo envia pela plataforma apenas quais vagas estão disponíveis e quais não estão, evitando qualquer problema de privacidade”, enfatiza o cientista de dados da empresa e aluno de doutorado da Unicamp, Luis Gomez.

Outro projeto de destaque é a coleta inteligente, com sensores colocados em caixas para indicar quando será necessário fazer o recolhimento de pilhas e baterias e em quais locais. A plataforma também auxiliará a escolher o melhor trajeto a ser feito quando os recipientes precisarem ser esvaziados.

Soluções

Na avaliação da executora do convênio, professora Juliana Fritag Borin, todas as soluções envolvem dados coletados de vários sensores. “Se concentramos os dados, podemos cruzá-los e derivar um conhecimento que nem imaginávamos descobrir”, ressalta. Dados de transporte podem ser cruzados, por exemplo, com informações de clima para determinar a relação com fluxo de passageiros e atrasos.

A parceria do programa com a empresa Konker também envolve a Inova Unicamp – Agência de Inovação. É importante lembrar que o modelo de negócios precisou ser bastante estudado porque envolveu a transferência de conhecimento para terceiros, conforme explica a diretora de parcerias da agência, Iara Ferreira.

“Trata-se de uma parceria em que os resultados serão usados na Unicamp. No modelo de negócios, precisa estar previsto que os resultados possam também ser absorvidos por terceiros, startups ou pela própria empresa”, afirma.

Além de fornecer a plataforma, a empresa Konker investe em pesquisa com o oferecimento de duas bolsas de iniciação científica e uma de mestrado para alunos envolvidos no projeto.

A coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars, lembrou que a instituição está adotando uma nova governança de Tecnologia da Informação e salientou a importância da parceria. “Os empreendimentos que surgiram de pessoas da Unicamp continuam ajudando a universidade. É um ciclo virtuoso de cooperação, criando inovação dentro do campus”, destaca.