Unicamp desenvolve kit para detectar câncer pediátrico

Em parceria com o Centro Infantil Boldrini, pesquisadores da instituição desenvolveram kit que detecta mutação genética

ter, 16/07/2013 - 22h38 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do Centro Infantil Boldrini desenvolveram um kit para detecção de mutação genética ligada ao aparecimento de diferentes tipos de câncer pediátricos. A tecnologia surgiu como parte dos estudos de doutoramento da aluna da Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia da Unicamp, Isabel Pereira Caminha, e teve a orientação de José Andrés Yunes, cientista do Boldrini. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A pesquisadora afirma que o doutorado ainda está em desenvolvimento e que o objetivo central de seu projeto não era o desenvolvimento do kit, mas sim dimensionar a frequência de um tipo de mutação (R337H) na região de Campinas.

Esta mutação está relacionada a um aumento na incidência de câncer em crianças, principalmente o tumor de córtex adrenal, que, nas regiões sul e sudeste do Brasil, registra número de casos 15 vezes maior do que no resto do mundo.

O kit permite a detecção da mutação do gene TP53 de maneira mais rápida, uma vez que a técnica anterior requer várias etapas, sendo necessários dois dias para ser completa, enquanto a nova é feita automaticamente em uma etapa e leva apenas quatro horas para a obtenção do resultado.

Além de mais rápida, a técnica desenvolvida é altamente sensível e confiável. Os pesquisadores explicam que também há possibilidade de inclusão da detecção da mutação R337H entre os exames feitos por meio do teste do pezinho em recém-nascidos.

O kit para detecção de mutações do câncer teve seu pedido de patente depositado em dezembro de 2012 junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) com o auxílio direto da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Do Portal do Governo do Estado