Unicamp: Dentista cria arco dental flexível para próteses individuais

Peça vem com dentes de resina ajustáveis para simplificar o processo de trabalho do protético

seg, 31/07/2006 - 13h54 | Do Portal do Governo

Pesquisadores das faculdades de Engenharia Química e de Odontologia de Piracicaba, ambas da Unicamp, desenvolveram um conjunto de arcos dentais para serem usados na montagem de próteses. A peça vem com dentes de resina ajustáveis para simplificar o processo de trabalho do protético. A universidade já enviou, aos órgãos competentes, a documentação do projeto para futuro patenteamento. O trabalho faz parte da conclusão do curso de pós-doutoramento, em Engenharia Química, da dentista Almenara de Souza Fonseca Silva. Ela diz que, por ser flexível, a principal vantagem da peça é a obtenção de próteses individualizadas.

Ajustes individuais 

as dentaduras pré-fabricadas existentes no mercado, argumenta, não oferecem possibilidade de ajustes individuais, fator imprescindível para a perfeita adaptação na gengiva da pessoa. “A face e a cavidade bucal de cada um tem características próprias e percebemos que o mercado precisava de um produto que atendesse a essa necessidade”, justifica Almenara. No entanto, o produto ainda não é fabricado em escala comercial, por estar em fase laboratorial.

Além de Almenara, trabalharam na fabricação do arco dentário as professoras Leila Peres e Lúcia Helena Innocentini Mei e o aluno José Luiz Lino Trochmann, da Faculdade de Engenharia Química, e Simonides Consani, professor da Odontologia de Piracicaba.

Da Unicamp