Unicamp de Portas Abertas lança site e recebe inscrições

Programa oferece oportunidade para estudante de ensino médio saber mais sobre cursos e profissões da universidade

ter, 05/06/2007 - 9h56 | Do Portal do Governo

Está no ar o site Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2007. E também está aberto o caminho para o estudante de ensino médio conhecer pessoalmente as várias áreas de ensino e pesquisa da Unicamp. Para isso, basta o coordenador de qualquer escola acessar o link “Inscreva sua Escola”, cadastrar os dados solicitados e optar pelo dia da visita.

Este ano, o evento acontece em 31 de agosto (sexta-feira) e 1 de setembro (sábado). A Universidade está à espera de 60 mil pessoas, tendo como base o público recebido no ano passado. A UPA é uma rara oportunidade a estudantes do ensino médio que desejem conhecer melhor o leque de cursos e profissões e suas especificidades.

De acordo com o relatório de 2006, a maioria dos visitantes declarou ter escolhido sua futura profissão durante a visita à Unicamp. Além de realizar inscrições, por meio do site, as escolas poderão antecipar informações sobre o evento, sobre a Unicamp, sobre a cidade de Campinas e pesquisar mapas e possibilidades de acesso ao campus de Barão Geraldo.

A página contém também o blog com informações da edição 2006, com fotos. E deve publicar um novo blog às vésperas da edição 2007. Tem fotos da UPA 2006 ou anteriores? Mande para portal@unicamp.br

Os alunos da Unicamp interessados em atuar como monitores podem se manifestar pelo site. De acordo com o professor Fernando Costa, coordenador-geral da Unicamp e responsável pela UPA, existe uma demanda grande de estudantes da Unicamp que escolheram seu curso depois da participação na UPA, quando cursavam o ensino médio. Segundo Maria Luísa Luisa Fernandes Custódio, uma das organizadoras do evento, estes alunos sempre se interessam pela monitoria.

Fernando Costa acentua que 60 mil é o público possível, pois a realização da UPA envolve não só a participação de toda a comunidade, mas também de profissionais da área de segurança, trânsito. “Não temos como ultrapassar um total de 60 mil inscritos. Apesar de prevermos uma demanda maior, a organização envolve um planejamento grande que envolve segurança, trânsito e outros aspectos. No ano passado, recebemos mais de 800 ônibus”, disse Costa.

Maria Alice da Cruz

Do Portal da Unicamp 

(J.H.)