Unicamp de Portas Abertas atrai escolas de Goiás e do Espírito Santo

Evento marcado para 31 de agosto e 1 de setembro já ultrapassa 10 mil inscritos

dom, 22/07/2007 - 17h37 | Do Portal do Governo

O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), marcado para 31 de agosto e 1 de setembro, já ultrapassa 10 mil inscritos. Os visitantes virão neste ano de diversos pontos do país, sendo os Estados de Goiás e Espírito Santo, por enquanto, os mais distantes a participar das atividades da UPA. São Paulo prossegue liderando as visitas à Universidade, com 134 escolas participantes. O Estado de Minas Gerais trará a Campinas mineiros de Pouso Alegre, Muzambinho, Iturama, Pratápolis, Três Corações, Andradas e Santa Vitória.

O Colégio Sagrado Coração de Maria, do Espírito Santo, enviará para a Unicamp 40 alunos do Ensino Médio e o Colégio São Tomás, de Goiás, outros 40. Saindo do Espírito Santo, o primeiro grupo gastará 14 horas para chegar a Campinas. O Sagrado Coração de Maria, colégio privado, tem 1.000 alunos e sempre busca orientar seus alunos enviando-os para visitar universidades destacadas. “Uma aluna nossa optou por Medicina na viagem do ano passado, primeira vez que estivemos na UPA”, conta Ângela Costa Pereira, professora de Geografia e coordenadora do vestibular da instituição. “Uma das idéias é aumentar nossa participação na Unicamp, que dá um bom suporte ao aluno, principalmente na área pedagógica.”

A diretora do Colégio São Tomás, Rosimar Mendes Lima, responsável pelo grupo de Goiás, revela que sua escola participou de todas as edições da UPA e que, no ano passado, teve a primeira experiência de se manter em Campinas durante os dois dias do evento. “Ficamos hospedados num hotel próximo à Unicamp, para aproveitar a viagem de cerca de 11 horas. Os alunos puderam observar com maior tranqüilidade as melhores opções de estudo, reconhecendo o grande valor da Unicamp no contexto universitário brasileiro”, diz.

Rosimar acredita que o tipo de informação fornecida aqui acrescenta muito à vida estudantil. “A UPA influencia escolhas, uma das maiores dúvidas dos alunos, e por isso contribui de maneira decisiva no futuro profissional”, afirma. “Percebemos que a cada ano o evento está melhor estruturado, com atividades diversificadas para atrair o aluno.” No último evento, salienta Rosimar, o atendimento às dúvidas foi mais efetivo, bem como o deslocamento entre áreas menos acessíveis. “Além de tudo, a programação artística foi um convite para que retornemos este ano, com novos alunos ou mesmo veteranos no evento”, finaliza.

Monitoria – As inscrições para os monitores interessados em trabalhar na recepção do evento poderão ser feitas a partir de segunda-feira (23) até o dia 31 de julho no site da UPA. Já os monitores que preferirem trabalhar junto às unidades de ensino e pesquisa devem procurar as suas respectivas secretarias. Participam da monitoria somente alunos regulares matriculados na Unicamp.

Isabel Gardenal

Do Portal da Unicamp

(R.A.)