Unicamp de Portas Abertas acelera preparativos para receber visitantes

Em Campinas, visitantes estarão diante da universidade pública que mais investe em assistência estudantil

qui, 02/08/2007 - 11h40 | Do Portal do Governo

Receber muito bem os visitantes, antes, durante e depois, é uma das metas propostas pelos organizadores do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece na Universidade nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. A 30 dias do seu início, a coordenação da UPA já faz contagem regressiva e acelera o trabalho para receber alunos de pelo menos seis Estados brasileiros no campus de Campinas.

Além de entrar em contato com uma das mais conceituadas instituições do país, os visitantes estarão diante da universidade pública que mais investe em assistência estudantil. “São gastos 13% dos recursos da Universidade, valor maior que o estipulado pelo governo, que pretende fixá-lo em 9%”, revela o assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, Sigisfredo Brenelli, um dos organizadores da UPA.

Muitas reformulações e atrações estão sendo traçadas pelas unidades da Unicamp, que terão até 10 de agosto para enviar seus projetos à comissão organizadora. Com isso, uma ampla programação estará praticamente finalizada e, como em anos anteriores, trará algumas novidades. No ano passado, os alunos adentravam um túnel para ter acesso ao interior do Ginásio Multidisciplinar (GMU). Neste ano, uma nova arte aguarda os alunos, dando-lhes as boas-vindas. Uma praça de alimentação ao lado do Ginásio oferecerá refeições, trabalho que contará ainda com um importante reforço das cantinas da Unicamp. No apoio, serão 200 monitores atuando, parte na recepção aos alunos e outra parte nas unidades, bem como mais de mil voluntários.

Ao contrário de outras edições, quando as várias atividades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) aconteciam em diferentes locais, neste ano ela concentrará todas em um único espaço, planejado passo a passo para ocorrer numa área superior a 2 mil metros quadrados, próxima ao estacionamento da unidade. A idéia é que os mistérios do corpo humano sejam desvendados de forma prática aos alunos, em uma das melhores faculdades do país.

Segurança e tráfego – Devido ao acúmulo de pessoas nas mesmas áreas durante os dois dias, a organização reforçará a segurança na Unicamp e também já estuda mudanças no tráfego de veículos, com rotas alternativas que poderão ser escolhidas pelos motoristas. “São pormenores necessários e que serão notificados com antecedência aos Institutos e Faculdades”, analisa Brenelli. Os alunos receberão uma programação assim que chegarem à Unicamp. Já a Revista da UPA será, desta vez, entregue na saída dos estudantes, já nos ônibus. O material explica o que é a Universidade, como ela funciona e os cursos que oferece. “O material poderá ser proveitoso para os alunos do Ensino Médio e sobretudo para os que freqüentam cursinhos pré-vestibulares, cuja presença tem aumentado a cada versão”, salienta Brenelli.

Expectativa – Está previsto que o número de participantes nos dois dias se iguale ao do ano passado, quando visitaram a Universidade cerca de 60 mil pessoas. “Já temos recebido sugestões para aumentar o número de dias da UPA ou o número de pessoas, mas estamos atuando no limite”, afirma Brenelli. Os campi de Limeira e de Piracicaba também estarão representados no Ginásio Multidisciplinar da Universidade, local em que os alunos costumam se encontrar. Ali ainda encontrarão estandes das unidades e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), entre outros.

Neste ano, Brenelli relata que haverá um camarote reservado aos empresários da região. “Eles foram convidados a conhecer o projeto e a colaborarem em futuras parcerias”, afirma. “Já comunicamos até a direção do D. Pedro Shopping que haverá um grande contingente de pessoas na região. A intenção é que tenham uma previsão para atender este público, que em seu roteiro vem incluindo sempre um passeio no shopping.”

A avaliação das UPAs, segundo Brenelli, é altamente positiva. Talvez seja esta a única chance, prossegue ele, dos alunos conhecerem a universidade, isso antes de estudarem nela. “Por que não?”, questiona Brenelli. “O fato de visitar a Unicamp serve de um incentivo a mais para o ingresso nela. Chega a ser emocionante ver a alegria dos jovens nestes dias, procurando conhecer as diferentes propostas de ensino”, comenta. A UPA está se tornando um modelo aprovado para outras universidades, que como a Unicamp têm como uma de suas missões fornecer inclusive orientação vocacional. “Quando o aluno se sente acolhido, está a caminho de concretizar seu sonho”, finaliza.

Novas inscrições de caravanas das escolas podem ainda ser feitas através do site da UPA.

Isabel Gardenal / Portal da Unicamp

(J.H.)