Unicamp de Limeira terá investimentos de R$ 5 milhões

Verba será usada para obras de infra-estrutura de acesso à universidade

qua, 11/06/2008 - 12h52 | Do Portal do Governo

O prefeito de Limeira (SP), Silvio Félix da Silva, anunciou  que a prefeitura investirá cerca de R$ 5 milhões nas obras de infra-estrutura de acesso ao novo campus da Unicamp. Além das vias de acesso, essas obras incluem quase 35 mil metros quadrados de estacionamento.

O anúncio foi feito na terça-feira, 10, sede da prefeitura, durante a visita do reitor da Universidade, José Tadeu Jorge, que expôs ao prefeito e a sua equipe de secretários o planejamento e as etapas da construção do novo campus e como deverá ser a distribuição do uso e ocupação do solo.

“A prefeitura de Limeira assume o compromisso com a Unicamp de participação não somente nas obras externas como nas internas também, no que diz respeito ao sistema viário. Isso é uma obrigação. A cidade de Limeira terá um ganho muito grande com o novo campus”, declarou o prefeito.

Além disso, a prefeitura se comprometeu a fazer gestão junto à companhia Águas de Limeira para viabilizar a transposição de um emissário que atualmente passa por dentro da área do campus. Segundo o cronograma de obras, isso deve ser executado em breve, pois o emissário está situado exatamente no local onde será iniciada a segunda fase das obras, inclusive na área destinada ao curso de Ciências do Esporte, um dos oito cursos que serão implantados em 2009.

 Outro ponto importante abordado pelo prefeito diz respeito ao curso de Gestão de Políticas Públicas. Silvio deseja que a Prefeitura de Limeira se envolva especialmente com esse curso. “Gostaria de fazer essa parceria com a Unicamp no sentido de aproveitar os recursos humanos na formulação de políticas públicas e, ao mesmo tempo, apresentar propostas ao país. Eu não tenho a menor dúvida de que os problemas que temos derivam ou têm relação com a gestão pública. Esse curso pode representar uma mudança no Brasil”, afirmou o prefeito. A parceria foi prontamente aceita pelo reitor da Unicamp.

Tadeu Jorge aproveitou a oportunidade para agradecer o governo do Estado de São Paulo pela cessão de recursos para a construção do novo campus. Lembrou que em julho será ainda iniciado processo de licitação para a construção do restaurante universitário. Na seqüência serão construídas mais salas de aula e metade dos laboratórios previstos no projeto original. “Essa parte das obras garante o funcionamento pleno do campus para mil vagas previstas no projeto original”, disse Tadeu Jorge. Nesta primeira etapa da implantação do campus, estão sendo oferecidas 480 vagas.

Após a reunião na prefeitura, Tadeu Jorge, o prefeito Silvio Feliz, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, a pró-reitora de Pós-Graduação Teresa Dib Zambon Atvars, o pró-reitor de Graduação Edgar Salvadori de Decca, acompanhados de secretários municipais e vereadores de Limeira, fizeram uma visita às novas instalações da Unicamp na cidade.

Novo campus – Numa área física de 500 mil metros quadrados, a Unicamp abrigará a partir de 2009 os cursos de engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciências do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas. Cada curso oferecerá 60 vagas e as 480 vagas iniciais serão distribuídas eqïitativamente nos períodos diurno e noturno.

Da Unicamp