Unicamp dará apoio científico e institucional para desenvolvimento esporte paraolímpico

Além de educar e formar pessoas, profissionais da Unicamp ajudarão a propor questões importantes para a sociedade

ter, 20/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Unicamp dará apoio científico e institucional ao desenvolvimento do esporte paraolímpico do Brasil. O objetivo é colaborar para o avanço do desempenho do País nas próximas duas Paraolimpíadas que serão disputadas em Londres (2012) e no Rio de Janeiro (2016). A posição foi manifestada na sexta-feira, 16, pelo reitor Fernando Costa a uma comitiva chefiada pelo presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrews Parsons, que visitou a universidade. O encontro marcou a primeira atividade do Grupo de Estudos Avançados em Esporte, vinculado ao Centro de Estudos Avançados (CEAv). Ao final da reunião, os membros da Comissão Científica do CPB, cujo presidente é José Júlio Gavião, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, promoveram uma reunião de trabalho.

Fernando Costa afirmou aos integrantes da delegação do CPB que, além de educar e formar pessoas, a Unicamp também tem como missão refletir e propor soluções para as questões importantes para a sociedade. O esporte, de acordo com ele, constitui uma atividade estratégica para qualquer país. “Sobretudo o esporte paraolímpico, em que a Unicamp tem projeção nacional e internacional, e que traz em si um importante aspecto de inclusão social”. O reitor colocou a universidade à disposição do Comitê, assinalando que a FEF tem larga tradição na colaboração com o esporte paraolímpico nacional, por meio do trabalho de seus docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

Segundo o coordenador do CEAv, professor Pedro Paulo Funari, a reunião deu o impulso inicial para a colaboração entre a Unicamp e o CPB. “A partir de agora outros encontros deverão acontecer, para que definamos as áreas em que vamos trabalhar conjuntamente. Vemos o esporte paraolímpico como uma atividade extremamente importante, principalmente por causa da sua capilaridade, seja no incentivo às práticas esportivas, seja como fator de inclusão social”. Paulo César Montagner, diretor da FEF e coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Esporte, ratificou aos membros da comitiva do CPB que a universidade está compromissada com o esporte paraolímpico brasileiro. “Não por outra razão, este encontro representa a primeira ação do nosso grupo”, assinalou.

O presidente do CPB definiu a aproximação entre a entidade e a academia como fundamental para o desenvolvimento do esporte. Andrews Parsons disse que espera contar com a colaboração da Unicamp tanto para melhorar o desempenho dos atletas, quanto para qualificar técnicos, árbitros e preparadores físicos. “Atualmente, o Brasil é o nono país no ranking das Paraolimpíadas. Com a cooperação de universidades como a Unicamp, esperamos alcançar a sétima colocação em Londres e a quinta no Rio de Janeiro”, disse o dirigente.

Da Unicamp