Unicamp cria programa para alunos de ensino médio

Objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os a exercer as mais distintas profissões

ter, 16/11/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que a Unicamp vai oferecer a alunos de ensino médio da rede pública de Campinas a partir de 2011. Serão oferecidas 120 vagas, preenchidas por pelo menos um aluno de cada escola pública da cidade. Os candidatos serão selecionados com base nas notas que obtiverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

No Profis, os estudantes cursarão disciplinas criteriosamente selecionadas nas áreas de ciências humanas, tecnológicas, exatas, biológicas e artes. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os a exercer as mais distintas profissões. A duração do curso é de dois anos e, no final, os alunos terão acesso a um dos cursos de graduação da Unicamp. As faculdades e institutos já asseguraram vagas para todos os concluintes.

Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, como são 120 vagas para 96 escolas, as restantes serão destinadas a unidades com maior número de estudantes. “A classificação é horizontal, ou seja: será selecionado o melhor classificado no Enem de cada escola, ainda que sua nota seja inferior à de inscritos de outras unidades. Se o primeiro colocado de uma escola abrir mão da vaga no Profis, ela será repassada ao segundo colocado, e assim por diante”.

Knobel afirma que o objetivo é assegurar a máxima representação possível no Profis, como forma de diminuir o processo de autoexclusão verificado entre alunos de escolas públicas, que não se acham em condições de competir por uma vaga na Unicamp. “Eles poderão mostrar aos familiares e colegas da sua comunidade que é possível almejar o ingresso na Universidade. Também é importante destacar que se trata de um programa piloto, atendendo neste primeiro momento a cidade de Campinas, mas que passará por reavaliações e pode eventualmente ser ampliado”.

No dia 20 de outubro, o pró-reitor e o professor Francisco Magalhães Gomes, coordenador do Profis, receberam na Unicamp os diretores das escolas da rede pública para dar detalhes sobre o novo curso superior. Durante o período de inscrições, a PRG se dispõe a enviar sua equipe às escolas para esclarecer dúvidas junto a estudantes e professores, sendo que as visitas podem ser agendadas também pelo site.

Da Unicamp