Unicamp cria espaço para rede virtual de pesquisa

Iniciativa dá visibilidade a projetos, agiliza consultas e abre oportunidades para parcerias e colaborações

ter, 17/04/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Cientistas, estudantes e investidores interessados em parcerias voltadas para ciência, tecnologia e inovação, já contam com uma importante fonte de informações sobre pesquisas em áreas temáticas em desenvolvimento na Unicamp, instituição que responde por 11% da produção científica acadêmica no país. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está disponibilizando em sua página na internet um espaço para os pesquisadores da Universidade darem visibilidade aos projetos em que estão trabalhando e estabelecerem redes virtuais com outras unidades. A iniciativa visa agilizar a consulta de usuários internos e externos, além de propiciar possíveis relacionamentos focando temas estratégicos.

“O objetivo é oferecer de forma fácil e rápida novas oportunidades para colaborações em projetos multidisciplinares e interunidades, além de atrair empresas que queiram investir em pesquisa”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Daniel Pereira. Segundo ele, as redes temáticas também serão uma importante ferramenta de planejamento estratégico, na medida em que possibilitarão a nucleação de grupos, bem como a definição de políticas e ações destinadas à produção científica sintonizada com as demandas atuais para o desenvolvimento econômico e social.

“Na área de energia, por exemplo, as informações disponibilizadas poderão apontar para a possibilidade de se criar grupos voltados especificamente para pesquisa em biocombustíveis”, observa o pró-reitor. Ainda no âmbito do planejamento institucional, Daniel Pereira diz que a rede virtual poderá oferecer subsídios para abertura de novas frentes de pesquisa. “A partir da identificação dos recursos humanos em áreas estratégicas, pode-se propor a criação de novos programas de pós-graduação”, explica. Do mesmo modo, segundo o pró-reitor, as informações poderão subsidiar uma política de contratações para formação de novos grupos em áreas ainda não exploradas.

Sinergia – Segundo Daniel Pereira, embora a produção científica da Unicamp seja significativa – é a instituição acadêmica brasileira com maior índice per capita de publicações –, nem sempre os pesquisadores conhecem todos os projetos que têm afinidade com o seu trabalho. “A idéia é estabelecer uma sinergia entre grupos multidisciplinares que desenvolvem temas estratégicos e a partir daí abrir caminho para novas parcerias”, destaca.

Atualmente, para conhecer os projetos em andamento na Universidade, o interessado – interno ou externo – tem de buscar informações nas diferentes unidades ou nas páginas dos diversos grupos de pesquisa. Com a rede virtual criada pela PRP, o perfil dos pesquisadores e os trabalhos desenvolvidos estarão reunidos num único espaço virtual. “Acreditamos que essa medida facilitará muito a atividade de cientistas interessados em estabelecer parcerias com a Universidade”, destaca Pereira.

Além de incrementar parcerias entre pesquisadores, a rede virtual, segundo Daniel Pereira, funcionará como importante ferramenta para alavancar investimentos da iniciativa privada voltados para inovação tecnológica. “As empresas interessadas poderão propor parcerias relacionadas a projetos em andamento ou a criação de novas áreas temáticas envolvendo pesquisadores de unidades diferentes”, explica.

Já para os pesquisadores, a disponibilização das informações poderá representar a oportunidade de parcerias visando a aquisição de verbas por meio de editais públicos. Como exemplo, o pró-reitor cita os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinados à infra-estrutura. “Dois ou mais grupos poderão se organizar para pleitear o financiamento de um equipamento que servirá a todos”, diz. “Nesse caso, as chances de sucesso são maiores”, completa.

A página com as informações sobre pesquisadores e linhas de pesquisa poderá ser acessada a partir do endereço da Pró-Reitoria de Pesquisa (http://www.prp.rei.unicamp.br/portal/ ). Em seguida, o interessado deverá acessar o link “Redes Temáticas Virtuais da Unicamp”. Por enquanto, o serviço está disponibilizando nove redes temáticas.

Novas linhas poderão ser acrescentadas

Para participar da rede virtual, o pesquisador deverá efetuar o cadastramento preenchendo os dados solicitados. O interessado poderá participar de todas as redes disponíveis ou apenas daquelas de seu interesse específico. Uma vez cadastrado, ele escolherá palavras-chave relacionadas à sua área de pesquisa e adicionará um link com informações sobre seu currículo profissional. “O sistema é de fácil navegação e fornece todas as orientações necessárias”, diz o pró-reitor.

Do Jornal da Unicamp

(R.A.)