Unicamp: Cientistas formulam índice para medir capacidade de inovação empresarial

Ranking classificará as cinco empresas de destaque em Pesquisa & Desenvolvimento em várias áreas de atuação

qui, 18/01/2007 - 17h32 | Do Portal do Governo

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) formularam o Índice Brasil de Inovação, com o objetivo de ordenar as empresas brasileiras de acordo com suas atividades de inovação e classificar as líderes nos diferentes setores industriais. A participação será espontânea e os dados fornecidos para análise serão mantidos em sigilo. Inicialmente, o indicador será aplicado às indústrias da área de transformação. A expectativa inicial dos criadores do índice é que entre 50 e 100 empresas participem do projeto. O ranking das melhores colocadas será divulgado neste ano.

Serão classificadas as cinco primeiras colocadas em quatro ou cinco setores diferentes. Depois, as edições serão bienais. As indústrias que não ficarem entre as cinco mais inovadoras em seus respectivos segmentos não terão os nomes revelados. O índice foi desenvolvido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, a partir de iniciativa editorial da revista Inovação Uniemp, em parceria com o Instituto Uniemp e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Metodologia

A metodologia do índice será de domínio público e se baseará em informações prestadas pelas empresas à Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec), cuja última edição foi realizada em 2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados serão fornecidos voluntariamente pelas empresas como requisito para participação no ranking de inovação. A essas informações serão adicionadas outras, como as relativas às patentes registradas pelas empresas, fornecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) e os informados na Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2003, executada pelo IBGE.

Esse conjunto de dados fornecerá detalhes sobre quais investimentos as indústrias têm feito na qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos e em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Ao todo, serão sete componentes de análise. Além de medir o grau de inovação da empresa, o índice possibilita ainda o confronto desses dados com o desempenho do setor no qual a indústria está inserida.

Esforços e resultados 

O cálculo do indicador considerará o impacto econômico proveniente das atividades de inovação e as iniciativas que levaram ao desempenho do empreendimento. Ao analisar o esforço tecnológico, por exemplo, será verificado se houve crescimento e fortalecimento da companhia.

A iniciativa de criar o indicador veio da constatação de que não existem dados públicos consistentes sobre P&D no Brasil e as informações sobre registros de patentes são pouco conhecidas do público em geral. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) dispõe de um índice composto sobre inovação, mas não revela algumas das especificidades da atividade industrial brasileira.

Serviço

Informações sobre como participar da pesquisa podem ser encontradas no endereço eletrônico www.labjor.unicamp.br/ibi. As adesões podem ser feitas até 15 de fevereiro.

Da Agência Imprensa Oficial