Unicamp: Ciência & Arte nas Férias recebe 120 alunos do ensino médio

Em sua quinta edição, programa reúne estudantes de escolas públicas para estágio de um mês nos laboratórios da universidade

qui, 25/01/2007 - 13h14 | Do Portal do Governo

Vencida a ansiedade inicial, 120 alunos de escolas públicas de Campinas puderam finalmente chegar à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Programa Ciência & Arte nas Férias, que começou no dia 10 no Centro de Convenções da universidade. Os estudantes participarão de 60 projetos elaborados para o programa: 26 na área de biomédicas, 15 de humanas e artes, 12 de tecnologias e sete de exatas. Durante um mês, farão estágio nos laboratórios de ensino e pesquisa da universidade. O evento constitui, segundo seus organizadores, a melhor maneira de despertar jovens talentos para a pesquisa científica, envolvendo-os desde cedo em atividades práticas nas quais há contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico e o ambiente humano dos laboratórios, com acesso aos pesquisadores e alunos da Unicamp.

O Programa Ciência & Arte nas Férias é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da universidade. Em sua quinta edição, neste ano, reúne alunos de 52 escolas públicas – 41 de Campinas, seis de Valinhos, três de Vinhedo, um de Sumaré e um de Hortolândia –, selecionados com base no critério de rendimento escolar.Bolsas de estudo – O pró-reitor de Pesquisa, Daniel Pereira, disse considerar o programa de enorme relevância, particularmente do ponto-de-vista social e estratégico da universidade. Comentou que a iniciativa chega à sua maturidade, alcançando jovens talentos para estudar na Unicamp. “Este é o primeiro contato que eles têm com o método científico”, afirmou.

Na abertura do programa, Pereira agradeceu os apoios externos que o projeto tem recebido, como da People Computação e das agências Fapesp e CNPq. Aproveitou para anunciar aos participantes do programa, que cursarão o terceiro ano do ensino médio em 2007, que receberão 60 bolsas do curso pré-vestibular do Anglo.

O convênio assinado entre a Unicamp e o Anglo prevê que os jovens terão o direito de escolher um dos cursos da escola, que hoje se dividem em três modalidades: o extensivo (um ano), intensivo (seis meses) e os modulares (esporádicos). Os alunos que não conseguirem aprovação no primeiro exame terão o direito de permanecer na escola até o vestibular seguinte. Durante a permanência no Anglo, a Unicamp será informada sobre o desempenho dos estudantes no curso pré-vestibular.

Falando sobre o histórico do Programa Ciência & Arte nas Férias, o coordenador geral da universidade, Fernando Costa, contou que a Unicamp tinha iniciativas semelhantes a esse programa desenvolvidas em algumas unidades, como o Instituto de Física, o Instituto de Química, o Instituto de Biologia e a Faculdade de Educação.

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, elogiou a participação de diretores de unidades e coordenadores de graduação, dentre eles o professor Yong Park, da Faculdade de Engenharia de Alimentos. “Ele foi meu professor há 32 anos e ainda hoje ele vem receber com entusiasmo os novos alunos”, afirmou. Em sua fala, também demarcou a importância da inclusão social propagada pela Unicamp. “Sempre inovamos na atualização de alunos e professores. Inovamos em criar o Programa de Ação Afirmativa, o PAAIS, que é imitado por outras universidades.

Tadeu Jorge frisou que o ensino não pode perder de vista a qualidade. “É preciso ter conhecimento para acompanhar o que é ensinado aqui. Se isso não ocorrer, causamos um problema maior do que procuramos corrigir. O aluno acaba não concluindo o curso e ocupando o lugar de alguém que poderia concluí-lo. Precisamos, portanto, ter bons alunos”, constata. O reitor acredita ainda que é necessário incentivar programas de assistência estudantil, o que permite aos alunos conseguirem se formar.

O encerramento do Programa Ciência & Artes nas Férias ocorrerá no dia 9 de fevereiro. Às 9 horas, haverá uma atividade interativa: Máscaras teatrais. Às 14 horas, falará aos alunos o pró-reitor de Pesquisa. Às 14h30, o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Leandro Tessler, proferirá palestra sobre a escola pública no vestibular da Unicamp. Às 15h30, haverá entrega de certificados aos participantes. Às 16 horas, os trabalhos dos alunos serão mostrados sob a forma de painéis, com a presença da Comissão Organizadora, orientadores e convidados.

Do Portal da Unicamp