Unicamp: Ciclo de filmes italianos no Espaço Cultural Casa dos Lagos

Mostra termina nesta sexta-feira com exibição de O Inocente de Luchino Visconti

qua, 26/07/2006 - 11h05 | Do Portal do Governo

A programação do Espaço Cultural Casa do Lago está realizando uma mostra de filmes italianos de ficção/drama e comédias. A sessão foi aberta segunda-feira com o filme “Aconteceu na Primavera, de Paolo e Vittorio Taviani. Nesta quarta-feira (26/7) está reservada para Feios, Sujos e Malvados, também com direção de Ettore Scola. Na quinta-feira (27/7), com direção de Frederico Felinni, Amarcord ocupará a tela de exibições. A sessão será encerrada na sexta-feira (28/7) com O Inocente, de Luchino Visconti. Abaixo a sinopse das próximas apresentações.

Feios, Sujos e Malvados (1976, cor, ficção/comédia, 113 min, Itália) – Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, Feios, Sujos e Malvados é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola. Nino Manfredi em grande atuação mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa.

Amarcord (1973, cor, Drama, 127 min, Itália) – Mostra a fascinante e dramática história de um homem que subitamente passa a não reconhecer sua família e as pessoas que o rodeiam. Desesperado, ele começa a buscar nas recordações de sua infância (vivida no pequeno povoado de Rimini, na Itália fascista) algo que lhe permita manter sua identidade. Como se fossem peças de um quebra-cabeça, inúmeros episódios vão chegando a sua mente, alguns cheios de humor e outros, de melancolia.

O Inocente (1976, cor, ficção/drama, 125 min, Itália) – Na alta sociedade italiana de fins do século XX, o aristocrata Tullio trai a esposa Giuliana mantendo um tórrido caso com Tereza. Desprezada Giuliana cai nos braços de um escritor, despertando a fúria do marido. A situação fica ainda pior quando ela anuncia sua gravidez. Além da direção de arte impecável, com figurinos e cenários luxuosos, O Inocente é valorizado pelas performances de Giancarlo Giannini (Mimi, o Metalúrgico), Laura Antonelli (Esposamante) e Jennifer O’Neil (Verão de 42).

Serviço
O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp.
Horário: Sessões às 12h30 e 15 horas
Entrada gratuita
Informações: 19-3788-7017.

Hélio Costa Júnior
Da Unicamp

(CM)