Unicamp avança nas atividades ligadas ao plano de gestão de energia

Universidade Estadual de Campinas apresentou uma versão preliminar de um projeto energeticamente sustentável

seg, 03/08/2020 - 12h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unicamp
Definição de melhorias nos processos de contratação e utilização da energia é o foco do plano, pontua professor Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Energia da Unicamp

Com o propósito de desenvolver e implementar políticas, diretrizes e normatizações para uma instituição energeticamente sustentável, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentou uma versão preliminar do Plano de Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Energia (PD-SGEEU).

Aprovada pela Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei) da Universidade em abril, a iniciativa apresenta uma política energética e institui grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento do SGEEU, que agora trabalham para consolidar uma versão definitiva.

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Energia (CTGE) da Unicamp, órgão responsável pelo plano, aponta que diversos avanços em termos de sustentabilidade ocorreram nos últimos anos na Unicamp. A implementação de painéis de energia fotovoltaica e a aquisição de ônibus elétrico são exemplos dos esforços empreendidos. No entanto, o PD-SGEEU, salienta, tem um caráter diferente por estar focado em políticas de longo prazo.

“Queremos definir melhorias contínuas em todos os processos principais, de como se contrata energia, como faz gestão das redes de média e baixa tensão e gestão das edificações”, explica o docente ao Portal da Unicamp. Um dos principais desafios, segundo o docente, é o processo de gestão final de consumo nas edificações da Unicamp, que hoje acontece de forma autônoma em cada unidade.

Grupos de Trabalho

Para avançar no plano, cinco grupos de trabalho (GTs), compostos por técnicos e por membros da comunidade acadêmica, foram instituídos. O primeiro é o que discute as diretrizes a serem consolidadas, as quais se baseiam nas discussões promovidas pelos outros grupos; o GT2 é responsável pela questão da contratação de energia; o GT3 e GT4 trata da gestão das redes de média e baixa tensão, respectivamente; e o GT5 volta-se à gestão do uso final de energia nas edificações.

Os membros dos grupos realizaram um workshop, em junho, para dar seguimento ao trabalho. A coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars, destaca a importância do engajamento da comunidade acadêmica neste processo, respondendo à questão sobre qual futuro energético se deseja para a Universidade a longo prazo.

“O assunto da sustentabilidade tem seus aspectos técnicos e institucionais, mas precisa ter um engajamento das pessoas para que tenhamos o compromisso enquanto profissionais e enquanto cidadãos. Esse é um processo longo, porém necessário, e o esforço organizacional que fizemos deu uma organicidade boa para que isso se perenize e não seja dependente da gestão”, avalia ao Portal da Unicamp.

Campus Sustentável

O desenvolvimento do SGEEU, além de ser uma ação da CTGE, também faz parte das metas projeto Campus Sustentável, cujo objetivo é estabelecer um modelo de gestão e eficiência energética que possa ser replicado em outras instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

Segundo Teresa, dois aspectos principais em torno do tema são destaque. “Primeiro, cada vez energia mais limpa e diversificada, e temos trabalhado muito com a energia fotovoltaica, que é uma das alternativas. O segundo é eficiência sobre o consumo, isto é, consciência sobre o fato de que a energia não é uma fonte de energia inesgotável e ela tem um alto custo na composição das despesas da universidade. Então, precisamos ter como objetivos estratégicos as fontes renováveis sempre que possível”, salienta.