Unicamp assina acordo de cooperação com Universidade Técnica de Munique

Acordo permitirá intensificar colaboração nas atividades acadêmicas e de pesquisas

dom, 29/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Unicamp assinou na semana passada, 19, acordo de cooperação acadêmica com a Universidade Técnica de Munique (TUM), uma das instituições de excelência da Alemanha. O acordo foi assinado pelo reitor da Unicamp, Fernando Costa, e pela vice-reitora da Universidade de Munique, Liqiu Meng.

O acordo permitirá que as duas universidades mantenham e aumentem suas relações, intensificando a colaboração nas atividades acadêmicas e de pesquisas. “Os intercâmbios com as universidades européias são muito importantes para a Unicamp porque possibilitam que nossos alunos e pesquisadores desfrutem de experiências em outras universidades de excelência. Num futuro breve, isso resultará em frutos positivos para ambas as universidades”, afirma o reitor Fernando Costa.

Um dos desdobramentos futuros, segundo o coordenador de relações institucionais e internacionais da Unicamp, Leandro Tessler, será a possibilidade de um acordo de duplo diploma, que permitirá aos alunos participantes a obtenção de dois diplomas, um pela Universidade de Munique e outro pela Unicamp. “Nós conversamos sobre a possibilidade do duplo diploma e sobre uma série de desdobramentos futuros que esse acordo trará. Hoje, nossa política de acordos está voltada, prioritariamente, para universidades que preveem o intercâmbio de pessoas. Achamos importante essa visibilidade internacional e a experiência que isso proporciona aos nossos alunos e pesquisadores”, explica.

Ainda de acordo com Tessler, em 2010 deverá acontecer o ano Brasil/Alemanha de Ciência e Educação, quando os brasileiros poderão conhecer melhor a TUM e divulgar a Unicamp na Alemanha.

Da Unicamp