Unicamp: Ambulatório de HC realiza pesquisa sobre incontinência urinária infantil

Unicamp: Ambulatório de HC realiza pesquisa sobre incontinência urinária infantil

dom, 06/08/2006 - 13h16 | Do Portal do Governo

Para descobrir se a fisioterapia pode substituir o uso de medicamentos no tratamento da incontinência urinária infantil, o ambulatório de urologia-pediátrica do HC da Unicamp está cadastrando crianças, entre cinco e dez anos, que apresentem o problema. O estudo vai avaliar pacientes infantis com e sem tratamento medicamentoso, que apresentem em média três episódios de perda urinária de dia e de noite.

O objetivo da pesquisa é verificar se a prática de exercícios para reforçar a musculatura do períneo pode substituir o uso de medicamentos no tratamento da enurese polissintomática (nome científico da incontinência urinária), segundo a mestranda e fisioterapeuta Renata Martins Campos. Ela lembra que os remédios nem sempre são eficazes e podem causar efeitos colaterais como boca seca, distúrbio da visão e intestino preso.

“A intenção da pesquisa é estabelecer uma forma alternativa de tratamento”, diz a fisioterapeuta. A expectativa é que após três meses de tratamento fisioterapêutico a criança melhore os sintomas das perdas urinárias. “Os exercícios são relativamente simples e podem ser feitos em casa”, esclarece.

De acordo com o orientador da dissertação de mestrado, o professor Carlos D’Ancona, da disciplina de Urologia, entre 15% e 20% da população na faixa etária a ser pesquisada manifesta o problema. Observa que os tratamentos com remédios têm custo significativo, além do risco dos efeitos colaterais.

Restrição a líquidos – O estudo dividirá as crianças em dois grupos: um com tratamento medicamentoso convencional e outro baseado em fisioterapia associado com orientação higiênico-dietética. Esse último consiste em estabelecer intervalos para idas ao vaso sanitário e ingestão de líquidos. “O ideal é ir ao banheiro a cada três ou quatro horas”, esclarece Renata. De acordo com a pesquisadora, deve-se beber muito líquido durante o dia, mas à noite recomenda-se apenas um copo de água e um de suco natural. “No período noturno, jovens com enurese polissintomática devem evitar bebidas como leite, refrigerante, chá e café, que estimulam a bexiga.”

SERVIÇO

Interessados devem procurar a fisioterapeuta Renata Martins Campos

Da Disciplina de Urologia, no Ambulatório de Cirurgia do HC da Unicamp

Às quartas-feiras, das 9 às 12 horas, para triagem

Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo – Campinas – SP

Da Agência Imprensa Oficial