Unicamp: Alunos da Universidade de Campinas brilham no Festival Universitário de Teatro de Blumenau

Peça produzida por estudantes do curso de Artes Cênicas foi considerada a melhor do evento

qui, 03/08/2006 - 14h51 | Do Portal do Governo

A Caos Companhia de Teatro, formada por alunos do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, foi sucesso na 20a edição do Festival Universitário de Teatro de Blumenau. A companhia, que atua desde 2004, foi a melhor nas categorias direção, figurino, cenário, iluminação, concepção sonora, ator, direção e melhor conjunto de atores. A realização do festival coincidiu com os 20º aniversário do departamento da universidade, e nada melhor do que um presente como esse.

A peça Qio Guen?, produzida por estudantes desse curso e dirigida pela professora Alice K, foi considerada a melhor do evento e conquistou seis dos nove prêmios oferecidos no evento. Os outros foram para a montagem de Decameron, da mesma companhia teatral.

Baseados na comédia clássica japonesa Kyogen, os alunos uniram a expressão oriental à história ocidental. O espetáculo, segundo os realizadores, é elaborado por meio de gestualização estilizada a partir do imaginário poético dos atores. Tetembua Dandara, atriz e produtora da Caos Companhia de Teatro, diz que trabalhar em uma peça desse estilo “foi um verdadeiro exercício de criatividade. Ensaiamos entre 8 e 14 horas por dia, durante quatro meses. Aprendemos várias técnicas orientais, como o do andar (kochi) e treinamento com bastões. O aprendizado dos conceitos culturais japoneses (meditação e concentração) foram importantes para a construção de nossa identidade como atores”.

Trilha sonora original – A atriz-estudante Nádia Berriel, que participou da montagem de Qio Guen? e Decameron, outro trabalho encenado pelo Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, afirma que ficou satisfeita com a premiação, pois é a primeira vez que o grupo participa do festival: “As discussões a respeito da peça, depois das apresentações, deram novo ânimo à trupe, que pretende verificar os principais erros e acertos da montagem”. Outra novidade que encantou a platéia foi a originalidade da trilha sonora de Qio Guen?. Utilizando objetos como tubos de PVC, aquários e garrafas de vidro, Gregory Slivar conseguiu construir para cada cena sonoridade diferente.

O figurino foi outro aspecto importante. Cada ator trajou quimono de algodão branco e incorporou em seu próprio vestuário as características do personagem. O sucesso das peças surtiu resultado. A partir do dia 25, Qio Guen? poderá ser vista, durante quatro semanas, no Teatro da USP (Tusp). Decameron estará em cartaz no Centro Cultural São Paulo, a partir do dia 22 de setembro.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)