Unicamp abre na terça inscrição para isenção da taxa

As inscrições devem ser realizadas até 23 de maio, exclusivamente pela internet

qua, 16/04/2008 - 17h39 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre na terça-feira, 22, as inscrições para o pedido de Isenção do Vestibular Unicamp 2009. As inscrições devem ser realizadas até 23 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Para finalizar o processo, o estudante deve enviar a documentação pelo correio para a Comvest até 30 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o estudante do processo. Havéra computadores disponíveis para os candidatos efetivarem a inscrição.

As isenções da taxxa são oferecidas em três modalidades: 1- para estudantes provenientes de família baixa renda (renda líquida máxima de R$450,00 por morador do domicílio); 2- estudantes que sejam funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou estar concluindo em 2008 o ensino médio. A Comvest oferece 5.908 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

A lista dos contemplados sai em 6 de agosto. A partir desta data, os candidatos receberão por e-mail um comunicado sobre o benefício.

Os estudantes contemplados não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso fazer a inscrição, com o código de isento fornecido pela Comvest.

Isenções no ano passado

Dos 9.225 pedidos recebidos no ano passado, 7.450 candidatos tiveram insenção na taxa.  O benefício é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase.

Candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no Paais é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

Da Unicamp