Unicamp abre inscrições para simulado da 1ª fase do vestibular

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet

qui, 22/04/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre nesta quinta-feira, 22, as inscrições para o simulado da prova de primeira fase do novo vestibular nacional Unicamp. O exame será realizado no próximo dia 16 de maio, no campus da Unicamp, em Campinas. Os interessados deverão se inscrever até esta sexta-feira, 23. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica da Comvest.

As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por meio de um sorteio entre os inscritos. O simulado é reservado para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da prova da primeira fase. Segundo o novo modelo do vestibular nacional Unicamp, aprovado no final de 2009, a prova se compõe de duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais e pela parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração da prova será de cinco horas.

A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões da prova de conhecimentos gerais. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de Redação produzidos durante o simulado, com comentários.

Como participar

Processo de Inscrição
22 e 23 de abril – Inscrições em www.comvest.unicamp.br (será necessário o CPF pessoal)
27 de abril (10 horas) – Divulgação da lista de participantes sorteados e de uma lista de espera
27 e 28 de abril (das 10 horas do dia 27 de abril até as 17 horas do dia 28 de abril) – Confirmação de interesse para os participantes sorteados e para os constantes da lista de espera
30 de abril (10 horas) – Divulgação da lista final de participantes e dos locais de prova

Aplicação do simulado
16 de maio -A prova será realizada no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13 horas, impreterivelmente; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Os participantes poderão deixar o local de exame após 3 horas e meia do início da prova. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas.

Resultados
17 de maio – Divulgação do gabarito das questões de múltipla escolha
15 de junho – Divulgação do resultado final do simulado para participantes e de textos comentados da parte de Redação, incluindo as expectativas da banca

O novo vestibular Unicamp
Até o ano passado, a primeira fase do vestibular nacional Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do próximo processo seletivo, o candidato deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha. As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: Matemática; Ciências Humanas, Artes e Humanidades, incluindo Geografia, História e introduzindo-se Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio; Ciências da Natureza, incluindo Ciências Biológicas, Física e Química. Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

Inscrições – vestibular Unicamp 2011
As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest.

Da Unicamp