Unicamp abre inscrições para o Vestibular Indígena 2020

Cadastro é feito exclusivamente pela internet até 30 de setembro; universidade ampliou as vagas oferecidas na modalidade

ter, 03/09/2019 - 8h32 | Do Portal do Governo

Permanecem abertas até 30 de setembro as inscrições para o Vestibular Indígena 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com novos cursos e mais vagas. Trata-se da 2ª edição da modalidade promovida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest).

O cadastro é gratuito, começou nesta segunda-feira (2) e pode ser realizado pela internet. O edital com as regras já foi disponibilizado e está na página da Comvest, bem como o calendário completo do processo. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet.

Ampliação

A Unicamp ampliou as vagas oferecidas pelo Vestibular Indígena para ingresso nos cursos de graduação, que passaram de 72 para 96. Também houve a inserção de sete novos cursos nessa modalidade.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Encceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.

Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

Novidades

Os cursos inseridos no Vestibular Indígena Unicamp 2020 são: Ciências Biológicas (integral e noturno), Educação Física (integral e noturno), Engenharia de Alimentos (integral e noturno), Engenharia de Telecomunicações (integral), Engenharia de Transportes (noturno), Sistemas de Informação (integral) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno).

Nesta edição do vestibular, a Comvest está estendendo a aplicação da prova para mais uma cidade. O exame será realizado no dia 1 de dezembro (seguindo o horário local), nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest.

Histórico

Em 2018, na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil.