Unicamp abre inscrições para o vestibular 2009

O formulário de inscrição está disponível na internet, e a taxa custa R$ 105

seg, 01/09/2008 - 9h29 | Do Portal do Governo

A Comvest abriu as inscrições para o vestibular Unicamp 2009. Os candidatos têm até o dia 7 de outubro para se inscrever. O formulário de inscrição está disponível na internet, e a taxa custa R$ 105.

Os candidatos que receberam a isenção total e os beneficiados com desconto de 50% no valor da taxa devem preencher um formulário específico, também disponível on-line, com o código enviado pela Comvest.

Quem vai pagar a taxa deve confirmar cadastro, após 72 horas do pagamento da taxa de inscrição.

A Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos e dois cursos na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.

O kit do candidato é grátis e pode ser consultado na internet.  O material inclui manual do candidato e revista do vestibulando. Além de orientar o candidato sobre as provas e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira).

Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são:

– Ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos;

– Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia;

– Haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples;

– A prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões.

– Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.

Datas

A primeira fase acontece dia 16 de novembro com prova de Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Em 17 de dezembro, sai a lista dos aprovados para segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10.

Da Unicamp