União Geral dos Trabalhadores pode participar de programa habitacional exclusivo de SP

Organização, com mais de 200 sindicatos e entidades representativas filiadas, tem interesse em apoiar seus associados na compra da casa própria

sáb, 22/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A  União  Geral  dos  Trabalhadores  (UGT) poderá participar do programa “Parceria com  Entidades  Representativas  dos Trabalhadores”, que prevê a construção  de moradias  exclusivamente  para  associados  a  entidades de caráter  sindical.  O secretário da  Habitação  e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, esteve reunido nesta semana, em São Paulo, com o presidente  da  UGT,  Ricardo  Patah,  e  com o  presidente do Sindicato dos Padeiros, Chiquinho Pereira.

Lançado  em  março  pelo Governo do Estado, o programa atenderá famílias com renda  entre  um  e  dez  salários  mínimos, indicadas pelas entidades previamente cadastradas  na  CDHU.  Metade  das moradias deverá beneficiar famílias que recebem entre um e três salários mínimos.

Entidades  interessadas  em  participar  já podem se cadastrar. O edital para cadastramento e seleção, publicado no dia 5 de maio, no Diário Oficial Empresarial, pode  ser  consultado na sede da CDHU, na capital e pelo site www.cdhu.sp.gov.br.  As inscrições para a primeira fase do programa vão até o dia 5 de julho.

“O  projeto  vai  ao  encontro das necessidades das classes sociais mais carentes. A maior parte dos sindicatos filiados à UGT é da área de comércio e  serviços, justamente as pessoas que enfrentam maiores adversidades e têm menores possibilidades de acesso à casa própria”, disse Ricardo Patah.

Um  dos  diferenciais  desse programa habitacional é a possibilidade das entidades sindicais e associações oferecerem contrapartidas para agilizar o atendimento. Elas poderão, por exemplo, doar terrenos para a construção das moradias  e  realizar  obras de infraestrutura ou acrescentar melhorias nos conjuntos.

As   contrapartidas   valerão  pontos  que  servirão  como  critério  de prioridade  para o  atendimento  da  entidade. Além disso, o percentual de associados  com  baixa renda,  o  tempo  de  existência,  a experiência em atividades  comunitárias  e  de promoção  habitacional poderão auxiliar as entidades.

As  moradias  serão  construídas com o novo padrão da CDHU, que inclui a opção  do terceiro  dormitório,  aquecedor  solar, pisos e azulejos, entre outros  itens.  Cada órgão  envolvido  na  parceria  desempenhará  funções distintas.

A  CDHU  será  responsável  pela  elaboração  do projeto, contratação da construtora e  comercialização  das unidades, entre outras atribuições. Às entidades  caberá a indicação das famílias beneficiárias, apoio no trabalho técnico social como qualificação educacional, gestão condominial e o aporte de contrapartidas, quando houver, entre outras. As centrais representativas dos  trabalhadores  divulgarão o programa e acompanharão todas as etapas do desenvolvimento junto às entidades.

Segundo  o  presidente  do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação  e Confeitaria de São Paulo (Sindicato dos Padeiros), Chiquinho Pereira, a proposta do programa é positiva e muito próxima da realidade dos trabalhadores. “Temos mais de 45 mil padeiros sindicalizados e cerca de 80% não  têm  a casa própria. Por meio desta parceria, os profissionais que têm maiores  dificuldades  econômicas  terão  a possibilidade de conquistar seu imóvel”, falou.

O  deputado  estadual  Milton Flávio, que articulou o encontro, destacou que  a  UGT  é a  primeira  central  sindical  a manifestar o interesse em participar   do   programa  e acrescentou  que  “Todos  os  sindicatos  de trabalhadores podem apresentar suas demandas para construir moradias dignas e   próximas   ao  local  de  trabalho,  para facilitar  a  locomoção  dos beneficiados”.

A  meta  do programa é construir cinco mil moradias em todo o Estado até 2012, sendo mil unidades em 2010, duas mil em 2011 e mais duas mil unidades em  2012. O programa será apresentado aos sindicatos filiados à UGT nesta quinta-feira, 20, durante  a  abertura  da  “Plenária  Estadual  da União Geral dos Trabalhadores”. O evento terá presença do secretário-adjunto de Estado da Habitação, Ulrich Hoffmann.

Da Secretaria da Habitação e da CDHU